Navigator reforça compromisso com a Biodiversidade

A The Navigator Company acaba de reforçar o seu compromisso com a Biodiversidade ao subscrever o act4nature Portugal, uma iniciativa lançada pelo Business Council for Sustainable Development Portugal (BCSD) que pretende sensibilizar, mobilizar e incentivar as empresas a proteger, promover e restaurar a Biodiversidade.

The Navigator Company

A empresa pauta a sua atividade por uma atitude permanente de elevada responsabilidade ambiental ao longo de toda a cadeia de valor. Por isso, conservar a Biodiversidade e manter o equilíbrio dos ecossistemas são aspetos fundamentais do modelo de gestão sustentável dos seus espaços florestais e das suas unidades industriais.

Reforçar o compromisso com a promoção da Biodiversidade foi abraçado de forma natural e materializa-se, diariamente e desde logo, na floresta sob responsabilidade da Empresa. 

Nas florestas sob gestão da The Navigator Company estão, atualmente, identificadas 235 espécies de fauna e 740 espécies de flora, incluindo várias espécies protegidas e endémicas, número que tem vindo a aumentar, contrariando a tendência mundial em que o número de espécies protegidas está a diminuir. Estas espécies são, ainda, alvo de monitorização regular, sobretudo as que apresentam estatuto de conservação “em perigo”, assegurando assim a sua proteção.

A defesa da Biodiversidade constitui um pilar estratégico de sustentabilidade ambiental da floresta que a Empresa promove, através da implementação de uma estratégia de conservação que inclui, por exemplo, a manutenção de áreas tampão para proteção de habitats valiosos e o adiar de operações de exploração e manutenção silvícola quando essas ações coincidem com o período de nidificação de algumas aves. De realçar que 4.100 hectares do total de área de floresta que é gerida pela Empresa, estão classificados como habitats protegidos pela Rede Natura 2000 e incluem montados e sobreirais, salgueirais e outros típicos da região mediterrânica.

Em Portugal, a área de floresta gerida pela Empresa integra 108.269 hectares (números relativos a 2019) e é composta por várias espécies, das quais se destacam o Eucalipto com 74% (80.333 ha), o Sobreiro com 3,5% (3890 ha), o Pinho e outras resinosas com 3% (3463 ha), outras espécies arbóreas com 2% (2116 ha) e infraestruturas e outras ocupações com 9,5% (10.318 ha). Do total de floresta que é gerido pela The Navigator Company, as áreas de conservação (habitats naturais e zonas classificadas) representam, aproximadamente, 11%.

Os viveiros da Empresa, dos maiores da Europa, têm capacidade anual de produção de 12 milhões de plantas e produzem 160 espécies diferentes de árvores e arbustos. Grande parte destas espécies, não tendo viabilidade económica, são financiadas pela The Navigator Company com o objetivo de manter a diversidade e a continuidade.

Para além do primeiro produtor nacional de eucalipto, a Empresa é um dos três primeiros produtores nacionais de pinheiro e de sobreiro.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip