Navigator lança projeto sobre biodiversidade em ecossistemas florestais

A The Navigator Company apresentou ontem, dia 17 de março, um projeto único, dedicado à partilha de conhecimento sobre a biodiversidade em ecossistemas florestais, intitulado “Biodiversidade by The Navigator Company”.

Disponível em www.biodiversidade.com.pt, a nova plataforma vem contribuir para uma maior sensibilização e informação da sociedade em relação à importância da biodiversidade nas florestas.

O projeto que se apresenta como a primeira plataforma totalmente dedicada a explorar temas relacionados com a biodiversidade nestes ecossistemas, nasce do propósito da Empresa em partilhar com a sociedade o seu saber, experiência e recursos em busca de um futuro melhor, quer para a atual como para as futuras gerações.

O novo projeto vai disponibilizar conteúdos acessíveis, pedagógicos e inspiradores, que incentivem a ação em prol da proteção e restauro da diversidade biológica, acompanhados por imagens e ilustrações que retratam alguns dos mais valiosos tesouros do nosso património natural. Numa linguagem clara e informativa, os conteúdos serão facultados em português e, numa segunda fase, também em inglês.

 O “Biodiversidade by The Navigator Company” assenta, assim, em informação sistematizada sobre habitats e espécies que podem ser encontrados nas florestas portuguesas, boas-práticas de monitorização, conservação e restauro de ecossistemas, assim como de compatibilização entre operações florestais e proteção da biodiversidade e do capital natural, dando a conhecer práticas implementadas, desafios e oportunidades.

Por forma a aprofundar o conhecimento sobre os vários temas, o “Biodiversidade by The Navigator Company” encontra-se estruturado em três secções:

 · Biohistórias: onde podem ser encontrados artigos, reportagens, notícias e indicadores sobre a biodiversidade em geral, assim como sobre as iniciativas e projetos que permitem ampliar conhecimento, prevenir perdas, preservar e restaurar;

· Biogaleria: que convida à descoberta dos vários habitats que coexistem nos espaços florestais e das espécies que neles existem, desde plantas a mamíferos, répteis e aves ou fungos;

· Biorecursos: espaço para explorar uma (Bio) biblioteca com os principais compromissos, relatórios, legislação e entidades relacionados com biodiversidade, espécies ameaçadas ou áreas protegidas.

O projeto aborda, ainda, o caso particular das florestas sob a gestão sustentável da The Navigator Company que, desde há várias décadas, tem vindo a investir em ações para promover a biodiversidade, nomeadamente de conservação e restauro de habitats, estando em linha com os eixos de atuação da Agenda de Gestão Responsável 2030 da Empresa.

Proteção da biodiversidade: um valor chave para a Navigator

Em 2021, 12.364 dos mais de 104 mil hectares de floresta sob a gestão da Empresa estavam classificados como Zonas de Interesse para a Conservação (mais 441 hectares do que em 2020), e destas, cerca de 1.655 hectares distinguem-se pela presença de valores naturais e socioculturais de carácter excecional.

Para conservar estes valores naturais, a Navigator procede à identificação e mapeamento de habitats e espécies de fauna e flora. Em 2021, graças à monitorização feita em permanência, foram encontradas mais quatro espécies de fauna nas propriedades sob gestão da Empresa, totalizando 245 espécies, bem como mais cinco na sua flora que ultrapassam as 800 espécies identificadas.

Também no seguimento do seu trabalho regular de proteção da biodiversidade, a Empresa manteve, durante o período de reprodução ao longo do inverno e da primavera de 2021, o acompanhamento de nove locais de nidificação da espécie águia-de-bonelli (Aquila fasciata). Foi também acompanhado um ninho de cegonha-preta (Ciconia nigra) com sucesso reprodutivo (duas crias), além da descoberta de um ninho de açor, também este com crias.

Também em 2021 foram apresentados os resultados do projeto WildForest, implementado entre 2018 e 2020 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Universidade de Aveiro e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) em propriedades da Empresa, com vista a avaliar o modo como os mamíferos utilizam as plantações de eucalipto e qual a sua importância. Um dos principais resultados do projeto remeteu para a identificação de 11 espécies de mamíferos de médio e grande porte nos eucaliptais (corço, veado, gamo, javali, lebre, coelho-bravo, raposa, texugo, fuinha, geneta e sacarrabos) e de quatro espécies de micromamíferos (rato-do-campo, rato-das-hortas, rato de Cabrera e musaranho-de-dentes-brancos).

Recorde-se que, ao contrário do que tem acontecido nas florestas geridas pela The Navigator Company, onde o número de espécies identificadas tem registado um crescimento consistente nos últimos 10 anos, em termos mundiais, a biodiversidade tem vindo a decrescer, de acordo com os indicadores mais recentes do Living Planet Index (2020), que apontam para uma redução média de 68% nas populações de mamíferos, aves, anfíbios e peixes monitorizados entre 1970 e 2016.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip