Navigator é a terceira maior exportadora do país

A Navigator ocupa, pelo quarto ano consecutivo, o terceiro lugar na lista das maiores empresas exportadoras em Portugal, de acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes a 2020.

Agroflorestal

Num ano marcado por um cenário pandémico, a empresa continua no ranking das maiores exportadoras do País com mais de 90% dos seus produtos a serem vendidos em 130 países dos cinco continentes e permanece como a empresa com maior contributo para o Valor Acrescentado Nacional, trabalhando com cerca 5600 fornecedores nacionais, gerando, de forma direta, indireta e induzida, mais de 30 mil postos de trabalho em Portugal.

A primeira posição no ranking no Valor Acrescentado Nacional é ocupada pela Navigator, pela incorporação na sua cadeia de valor de recursos endógenos naturais geradas pela floresta. A Empresa representa aproximadamente 1% do PIB nacional, além de cerca de 3% das exportações nacionais de bens. No ano passado, a The Navigator Company foi, também, distinguida com o Prémio Exportação e Internacionalização 2020, um reconhecimento que realça o seu contributo para a economia portuguesa e o seu lugar destacado entre as principais exportadoras nacionais.

A Navigator tem vindo a atuar igualmente enquanto motor da economia rural, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde opera e traçando como objetivo a criação de valor, não apenas para os seus acionistas, mas para a sociedade como um todo. Através de um investimento anual de 185 milhões de euros, a Empresa procura favorecer a qualificação dos produtores florestais, partilhando conhecimento com os parceiros, promovendo a gestão adequada da paisagem, estimulando o emprego e contribuindo para a fixação de populações no interior.

Na lógica de agente impulsionador de economias locais, a Navigator gere mais de 108 mil hectares de floresta de Norte a Sul do país, bem como promove a gestão e valorização dos espaços rurais. Em 2020, quase 2 mil proprietários florestais arrendaram os seus terrenos à Empresa, o que se traduz em 45% do património florestal sob sua gestão.

A empresa é, igualmente uma forte geradora de emprego qualificado, nos centros fabris e de investigação, mas também em territórios onde as oportunidades escasseiam, contribuindo para a criação de riqueza económica no País. As unidades fabris da Navigator geram cerca de 3 mil postos de trabalho diretos, aproximadamente 9 mil postos de trabalho indireto nas regiões envolventes, e mais de 30 mil a nível nacional.

Em outubro de 2019, a tornou-se a primeira empresa portuguesa – e, também, uma das primeiras a nível mundial – a assumir o compromisso de antecipar, em 15 anos os objetivos nacionais e europeus, a sua neutralidade carbónica, o que lhe permitirá ter, até 2035, todos os seus complexos industriais neutros em emissões de carbono.

Esta estratégia faz parte do “Roadmap to a Carbon Neutral Company”. Os esforços da Empresa foram já reconhecidos a nível internacional: a Navigator recebeu a classificação de líder global no combate às alterações climáticas, pelo Carbon Disclosure Project (CDP), alcançando um lugar de destaque na lista “A” desta organização internacional.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip