A certificação é destinada a empresas que atuam na cadeia de distribuição alimentar, como fabricantes, distribuidores, fornecedores de ingredientes, retalhistas e prestadores de serviços relacionados com a indústria alimentar que, para a alcançarem, devem responder a uma ampla gama de critérios, relacionados, por exemplo, com higiene, avaliação de riscos, rastreabilidade, gestão de fornecedores e embalagem.
Em termos de vantagens, a BRCGS ajuda as empresas a cumprirem com a legislação, tanto a nível nacional como internacional, assim como a aprimorarem a qualidade dos seus produtos e serviços e a demonstrarem melhores práticas no setor, incentivando o desenvolvimento de uma cultura de segurança alimentar.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigentes e esta certificação ajuda a construir uma maior confiança junto dos mesmos. Além disso, a norma facilita o acesso a mercados globais e a parcerias de negócio, assim como a uma melhor relação com fornecedores.
“São todas estas vantagens que tornam a certificação BRCGS a primeira opção para empresas que desejam melhorar a sua qualidade, segurança alimentar e reputação, como forma de diferenciação e vantagem competitiva no mercado global”, explica Liliana Perestrelo, diretora executiva da Naturalfa.