Mostra «Sabores de Chaves» estima vender mais de 20 toneladas de fumeiro

chaves

A mostra “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro”, que se realiza entre 29 e 31 de janeiro, vai ter à venda mais de 20 toneladas de enchidos, estimando-se uma receita de cerca de 400 mil euros.

Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira, referiu que a mostra, na sua 11.ª edição, nasceu com o objetivo de aumentar o número de emprego no meio rural, ajudando a travar o abandono das terras.

E salientou: «mais do que proporcionar aos produtores a venda pontual dos seus produtos, o objetivo principal é que eles arranjem clientes para o ano inteiro e criem novos canais de comercialização».

Entretanto, alguns deles já nem participam na feira porque já têm uma carteira de clientes fixos todo o ano e a garantia de escoamento de toda a produção.

O balanço da “Sabores de Chaves” é positivo, disse o autarca, frisando que já foram criadas 18 cozinhas tradicionais, existem ainda seis empresas dedicadas exclusivamente à produção de pastel de Chaves e nove produtores de doces, compotas e licores artesanais, atividades que geraram entre 60 a 70 postos de trabalho.

Este ano, o certame conta com a participação de 76 expositores, dos quais 33 agroalimentares, 41 de artesanato e dois institucionais.

À venda, além das 20 toneladas de fumeiro, estarão muitas unidades de pastel de Chaves, classificado como produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP), presunto, folar de Chaves, vinho, licores e compotas.

Além disso, haverá ainda artesanato, desde velas, peças de loiça em barro preto, cestas ou artigos em vidro. Os visitantes poderão ainda provar as «iguarias» desta cidade de Trás-os-Montes nas tasquinhas, anexas ao recinto.

Além de dar nome ao certame, “Sabores de Chaves” é a marca, criada pelo município, para distinguir os produtos agroalimentares produzidos no concelho, em especial os que utilizem matérias-primas locais.

Nesta altura do ano são várias as feiras dedicadas ao fumeiro que se realizam na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, entre elas a de Chaves, Boticas, Montalegre, distrito de Vila Real e Vinhais, distrito de Bragança. António Cabeleira acredita que há «complementaridade» entre os certames e sublinhou que o «passo seguinte é a internacionalização do produto».

Em 2015, a “Sabores de Chaves” teve 55 expositores por onde, ao longo de três dias, passaram mais de 41 mil pessoas que compraram 23 toneladas de fumeiro e 24 mil unidades de Pastel de Chaves, criando um volume de negócios de mais de 400 mil euros.

Fonte: Lusa

Foto: Câmara de Chaves

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip