Morreu Sevinate Pinto, antigo ministro da Agricultura

O antigo ministro da Agricultura Armando Sevinate Pinto morreu na noite deste domingo num hospital em Lisboa, onde estava hospitalizado, confirmou o presidente da Confederação de Agricultores Portugueses (CAP), João Machado.

Sevinate Pinto, de 69 anos, «tinha sido hospitalizado há dois ou três dias e infelizmente não resistiu», afirmou João Machado, confirmando uma notícia que foi avançada pela Rádio Renascença, citando fonte familiar.

Armando José Cordeiro Sevinate Pinto nasceu em Ferreira do Alentejo a 1 de Janeiro de 1946, era casado e tinha dois filhos.

Licenciado em Engenharia Agrónoma pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Sevinate Pinto foi ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas do XV Governo Constitucional PSD/CDS-PP, dirigido por Durão Barroso, entre 6 de Abril de 2002 a 17 de Julho de 2004.

A ministra das Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, lamenta a morte de Sevinate Pinto, recordando que o setor agrícola perdeu «um profundo apaixonado pela terra».

«É uma grande perda para todos nós, para o setor agrícola e para o setor agroalimentar, que muito devem ao dinamismo, ao empenho e à lucidez [de Sevinate Pinto], quer enquanto ministro, quer como consultor e como um profundo apaixonado pela terra», declara.

Assunção Cristas disse ainda que se sente «muito grata por todos os ensinamentos» que recebeu do antigo ministro da Agricultura do Governo de Durão Barroso.

«Quem me deu a minha primeira lição de agricultura e de política agrícola foi o engenheiro Sevinate Pinto mal soube das minhas funções e foi sempre, durante estes anos, uma presença muito amiga e muito constante. Pessoalmente, sinto muito esta perda», acrescenta. 

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip