Mora tem novo Museu dedicado ao mundo agroflorestal

O concelho de Mora conta, desde esta semana, com mais um pólo de atração turística, com a abertura do Museu da Barroca – Núcleo Museológico AgroFlorestal, uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia local. 

mora

O novo espaço apresenta a exposição “Continuidade e Modernidade”, dedicada às diversas transformações sociais e económicas ocorridas no concelho, desde o início do século XX até à atualidade. 

Um vasto acervo fotográfico atesta a vida agrícola das gentes morenses ao longo do tempo, documentando as práticas de outrora, em contraponto com a realidade dos dias de hoje. 

«Pretende-se uma visão integrada da História recente da região, partindo das suas condições naturais e ambientais, bem da observação da população e das suas vivências, a par com as modificações que a inovação tecnológica trouxe nas práticas agrícolas locais», pode ler-se no folheto de apresentação do local. 

O novo pólo situa-se na estrada que liga Mora ao Fluviário, mesmo no desvio que leva o visitante ao Parque do Gameiro e tem espaço para exposições permanentes e temporárias, além de uma pequena loja e zona de convívio no exterior. 

A mostra agora em estreia explora os limites entre a tradição e a contemporaneidade, oferecendo um olhar sobre o passado e o futuro do concelho de Mora. 

O Núcleo Museológico AgroFlorestal da Barroca ​funciona de terça a sexta-feira, das 14h00 às 17h30. Ao fim de semana funciona das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Encerra à segunda-feira. O bilhete custa 2 euros.

Fonte: Sul Informação

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip