Monte do Pasto obtém a Certificação em Bem-Estar Animal “Animal Welfare – Certificação Welfair™”

A empresa Monte do Pasto Lda., obteve a Certificação em Bem-Estar Animal “Animal Welfare – Certificação Welfair™”, aprovada pelo IRTA (Institute of Agrifood Research and Technology), em colaboração com o NEIKER (Basque Institute for Agricultural Research and Development).

Esta certificação é o resultado da implementação, no processo de recria dos nossos bovinos de ar livre, das melhores práticas de bem-estar animal, baseadas nos protocolos de avaliação desenvolvidos pela Welfare Quality® e AWIN®.

Uma certificação que se junta à certificação em bem-estar animal “Beter Leven 3 Stars” 1, atribuída à criação extensiva, que obteve a máxima classificação: 3 estrelas. Criada pela Sociedade de Proteção Animal Holandesa (DUTCH SPA), baseia-se em critérios científicos definidos pela EFSA Scientific Panel on Animal Healthand Animal Welfare.

O bem-estar animal é um elemento estratégico na criação de valor na atividade do Monte do Pasto, pela crescente importância que práticas agropecuárias responsáveis têm para os consumidores.

A empresa encontra-se, igualmente, a desenvolver o projeto “ETHICAL MEAT”, em parceria com as Universidades de Évora e do Minho, que visa a produção de carne com a máxima qualidade, reforçando o nível de bem-estar animal. Está a instalar o primeiro “Parque Experimental de Bem Estar Animal” da Europa, que permitirá incrementar o conhecimento científico acerca do impacto do bem-estar animal na recria e produção de carne. Estabeleceu um protocolo com a Universidade de Évora, para a criação da Cátedra Monte do Pasto Bem-estar Animal – Criação de Bovinos de Ar Livre, através da qual se pretende impulsionar o desenvolvimento e divulgação de processos e tecnologias inovadoras para o setor agropecuário do Alentejo, capazes de aumentar a sua produtividade e competitividade, a nível nacional e internacional.

Investir no desenvolvimento de processos de criação animal que integrem práticas ambientalmente corretas e socialmente conscientes, que reforcem a sustentabilidade dos ecossistemas naturais, protejam a natureza e os animais e, proporcionem uma maior qualidade de vida às gerações futuras, tem sido o foco do Grupo Monte do Pasto.  

Em 2021, o Monte do Pasto obteve também a certificação “Pecuária Baixo Carbono” 2, renovou a certificação “Modo Produção Integrada” 3, na criação extensiva e os rigorosos processos operacionais da empresa foram certificados no âmbito da norma NP EN ISO 9001:2015, referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.

Estes reconhecimentos representam o compromisso que o Monte do Pasto assume para com o futuro sustentável do setor agropecuário e alimentar nacional, o equilíbrio ambiental do planeta e a garantia de uma melhor qualidade de vida para as novas gerações. 

“Não herdámos a Terra dos nossos pais, pedimo-la emprestada aos nossos filhos”

  1. Atribuída à Casa Agrícola Monte do Pasto II, S.A., empresa constituinte do Grupo Monte do Pasto

  2. Atribuída a 5 empresas do Grupo Monte do Pasto: Sociedade Agro-Pecuária da Papoila Lda., Casa Agrícola Monte do Pasto II, S.A., Herdade do Chouriço, Sociedade Agro-Pecuária Lda., Sociedade Agro-Pecuária do Junquilho Lda., e Sociedade Agro-Pecuária do Girassol Lda.

  3. Atribuída a 3 empresas do Grupo Monte do Pasto: Sociedade Agro-Pecuária da Papoila Lda., Sociedade Agro-Pecuária do Junquilho Lda., e Sociedade Agro-Pecuária do Girassol Lda

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip