Montalegre reforça produção de batata

batata

Fruto do protocolo estabelecido entre o município de Montalegre, a Cooperativa Agrícola do Barroso (Coop Barroso) e uma empresa do ramo alimentar, com vista à produção de 125 toneladas de batata Agria, foi realizada, na Quinta da Veiga, a sementeira para a produção do produto.

Ao todo foram plantados cerca de cinco hectares (750 sacos). Estivemos por lá a testemunhar os trabalhos, informa a autarquia de Montalegre, em comunicado.

«A reboque do sucesso da primeira campanha de promoção da batata de semente, levada a cabo pelo município de Montalegre o ano passado, já está no terreno nova campanha, com mais adeptos e com maior produção», acrescenta.

Tudo somado, o projeto de revitalização do "ouro branco" do Barroso «está a ganhar corpo e a assumir-se no mercado, uma vez que a produção do anterior foi escoada na totalidade».

O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, explica os dois ângulos por onde passa a aposta do município na promoção deste produto: «o dossier da batata tem duas vertentes: a da batata de semente, iniciada em 2014 com 15 produtores, que este ano conta com 30 inscritos. As toneladas duplicaram e a produção do ano anterior foi praticamente toda vendida a um preço muito simpático. Por exemplo, a batata calibrada na Classe A foi vendida a 0,60€... compensa trabalhar a terra!».

O autarca refere que «é difícil colocar o produto no mercado e entrar em competição com países que têm potencial económico e financeiro, em resultado da produção e dos apoios dos governos. Em relação a isso não temos grandes ilusões. Só queremos manter o emblema de Montalegre como sendo a terra da boa batata. Estamos a iniciar. É um caminho longo mas dentro de cinco a seis anos todos os restaurantes do concelho vão comercializar e apresentar à mesa a batata de Montalegre».

Numa segunda vertente, vinca o edil, «temos a variedade Agria que é mais comercial. Esta variante fez-nos iniciar com um fornecimento de 125 toneladas. Foi o município que se colocou como produtor e a plantou nos terrenos da Quinta da Veiga e que tem já escoamento garantido para ser transformada em batata frita. Quisemos dar o exemplo. Temos que saber motivar os nossos agricultores e ajudá-los a apostar nesta atividade».

Há mais produtores

Também Rui Duarte, presidente da Cooperativa Agrícola do Barroso (Coop Barroso), destaca os números desta nova campanha: «temos mais produtores a também mais área cultivada».

De acordo com as previsões «este ano esperamos uma batata com muita qualidade e uma produção superior», considerou o responsável.

Em relação à venda, Rui Duarte faz fé que o mercado altere e «não esteja tão agressivo» afirmando que «a caminha é lenta mas assente em passos firmes e no bom caminho».

Responsável pelo acompanhamento, no terreno, deste desiderato, o técnico Nuno Reis refere que a plantação de batata Agria na Quinta da Veiga, a cargo da Coop Barroso, «é uma nova aposta e uma experiência de forma a testar o comportamento desta variedade que tanto tem crescido no mercado de consumo, nas nossas condições de cultivo».

«Será um incentivo para que os agricultores, em próximos anos, apostem neste cultivo». Se a produção decorrer de acordo com as expetativas, Nuno Reis espera «obter cerca de 200 toneladas», visto que se trata de espécie muito produtiva e uniforme. Este ano «as condições meteorológicas estão a propiciar uma excelente produção», conclui. 

Foto: Câmara de Montalegre

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip