Montado de Sobro e Cortiça abre inscrições para a 5ª edição do concurso de ideias e criatividade

O Município de Coruche, entidade líder da EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, abriu ao público as candidaturas para a 5º Edição do Concurso de Ideias e Criatividade.

Para os interessados, as inscrições estão abertas até 23 de março de 2022 na categoria “Moda” (coordenados e calçado), e até 26 de abril de 2022 na categoria “Design e Novos Produtos da Cortiça”. O prémio é de 750 euros para os vencedores de cada uma das categorias e subcategorias em “Moda”.

Em 2022, a iniciativa, que tem como fim impulsionar abordagens empreendedoras, criativas e inovadoras de valorização do Montado de Sobro, dos seus recursos endógenos e do seu principal e mais reconhecido produto, a cortiça, procura ir mais longe nos capítulos da inovação e da sustentabilidade. A concurso estão duas categorias: “Design e Novos Produtos da Cortiça” e “Moda”. Para o ano, a 5ª edição do Concurso de Ideias e Criatividade procura propostas originais, criativas e inovadoras que promovam e valorizem o Montado de Sobro e Cortiça, ao mesmo tempo que apresentem vantagens competitivas para o território e para os seus produtos, sendo suscetíveis de originar novos produtos ou serviços.

O concurso irá desenvolver-se em três fases, sendo que o período de candidaturas decorre até 23 de março de 2022 na categoria “Moda” (coordenados e calçado) e até 26 de abril de 2022 na categoria “Design e Novos Produtos da Cortiça”. O apuramento de finalistas na categoria “Moda” será anunciado até dia 3 de abril para que se produzam coordenados e calçado em cortiça para apresentação, em data a anunciar, no âmbito do Coruche Fashion Cork, na FICOR – Feira Internacional da Cortiça. Já na categoria “Design e Novos Produtos da Cortiça”, até 14 de maio serão definidos os projetos a apresentar no Observatório do Sobreiro e da Cortiça a 18 de junho.

Mais informações disponíveis no website do Montado de Sobro e Cortiça.

Sobre o Montado de Sobro e Cortiça

O PROVERE “O Montado de Sobro e Cortiça” obteve o reconhecimento formal da sua Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) “O Montado de Sobro e Cortiça” a 29 de Julho de 2009, no âmbito do anterior período de programação financeira (Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013 – QREN). Neste contexto, e para além de entidades públicas, integrava agentes da fileira da cortiça com atividades num largo espectro, desde o montado de sobro ao produto transformado final, num total de 19 entidades.

No seguimento da EEC aprovada no QREN 2007‐2013, das recomendações feitas no processo de avaliação decorrido no ano de 2015 e de acordo com os desígnios do Convite Nº ALT20-28-2016-12 e do POR Alentejo 2020 (designadamente no que respeita à Prioridade de Investimento 8.9), foi revisitada a Estratégia, reforçada a Parceria e proposto um novo Programa de Ação para o período 2014-2020, tendo sido aprovada a 12 de outubro de 2016 a nova EEC PROVERE “O Montado de Sobro e Cortiça 2014-2020”.

Assim, o “O Montado de Sobro e Cortiça” responde aos novos desafios dos territórios do montado de sobro e da cortiça, fomentando a competitividade deste território de baixa densidade, conferindo-lhes valor e consolidando a sua identidade e potencial económico focados no recurso endógeno.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip