Monopolização de terrenos agrícolas cresce no leste europeu

Um estudo encomendado pelo Parlamento Europeu (PE) ao Transnational Institute e apresentado recentemente, refere que há uma monopolização dos terrenos agrícolas, sobretudo nos países de leste da Europa.

Grandes grupos financeiros estão a investir em terrenos agrícolas, conseguindo juntar grandes áreas, o que começa a pôr em causa toda uma estrutura tradicional de exploração, que era média e pequena.

Este fenómeno é mais visível em países como a Roménia, a Bulgária, a Hungria e a Polónia, onde, neste momento, a concentração de terrenos já é tal que 2,7% dos proprietários controlam mais de 50% dos terrenos.

O relatório também refere que as transações são normalmente muito pouco transparentes, utilizando várias empresas intermediárias, mas, no final, a posse do terreno fica a pertencer a um único grupo.

Outra situação constatada prende-se com o facto de serem empresas fora destes países que estão a comprar os terrenos.

O estudo recomenda que se promova nova legislação sobre a circulação de capitais, de modo a possibilitar um melhor controlo sobre as aplicações de capitais.

Outra medida preconizada é a alteração das regras da PAC, de modo a limitar o valor máximo dos subsídios a 100 mil euros por ano.

Fonte: Reuters

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip