Monção recebe primeira edição de prova internacional de vinhos brancos

vinhos

O concelho de Monção, no Alto Minho, vai acolher, em julho, a primeira edição de uma prova de vinhos brancos portugueses e de outros oito países europeus, informou a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

A primeira edição da iniciativa “Monção & Melgaço - The White Experience” vai decorrer nos dias 21 e 22 de julho, no Parque das Caldas, junto às muralhas e ao Rio Minho, em Monção, que juntamente com o concelho vizinho de Melgaço constituem a subregião considerada o “berço” da casta Alvarinho.

«Esta ação foi pensada com o objetivo de dar resposta a um público exigente e que aprecia vinhos brancos de Portugal e do mundo. Apostámos num evento vínico de âmbito internacional que, em pleno verão, vai juntar 20 produtores da Região dos Vinhos Verdes a oito produtores de renome internacional e a oito produtores de renome nacional na sub-região de Monção e Melgaço, destacando um “terroir” de exceção a par do que de melhor se faz fora e dentro do país», referiu o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Manuel Pinheiro, citado na nota enviada à agência Lusa.

O evento vai apresentar uma seleção de vinhos brancos de oito produtores da sub-região de Monção e Melgaço, de 20 produtores de outras zonas da Região Demarcada de Vinhos Verdes e oito produtores de Espanha, França, Alemanha e Áustria.

De acordo com números da CVRVV, a sub-região de Monção e Melgaço tem uma área total de 45 mil hectares, 1.730 dos quais cultivados com vinha, sendo que a casta Alvarinho ocupa cerca de 1.340 hectares.

A sub-região tem no mercado 253 marcas de vinho verde, produzidas por de 2.085 viticultores e 67 engarrafadores. Por ano, os dois concelhos produzem 10,2 milhões de litros de vinho verde, 74 por cento branco, 10 por cento tinto três por cento rosé.

Desde 2015, a produção de Alvarinho foi alargada a outras zonas do país, fora dos dois concelhos do Alto Minho, em resultado de acordo alcançado pelo Grupo de Trabalho do Alvarinho (GTA), constituído pelo anterior Governo PSD/CDS e liderado pela CVRVV, defensora do alargamento da produção daquele vinho aos 47 municípios que a integram.

Fonte: Diário de Notícias 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip