Monção acolhe Feira do Alvarinho

Entre 1 e 3 de julho, todos os caminhos vão dar a Monção. Marcam presença 122 expositores dispersos por uma área coberta e outra descoberta. O certame disponibiliza ainda multibanco, sanitários, posto médico, serviço Wi-Fi, espaço lounge, espaço Revista Vinhos, espaço multiusos e área infantil com ateliês para crianças dos 4 aos 10 anos. 

alvarinho

Entre 1 e 3 de julho, Monção volta a receber um dos certames mais emblemáticos na região norte: a Feira do Alvarinho

Este ano, novamente no Campo da Feira, vão estar presentes 122 expositores divididos por uma área coberta e outra descoberta. A abertura oficial decorre no dia 1, sexta-feira, pelas 17h00, com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira. 

No espaço descoberto marcam presença 69 expositores, entre artesanato, instituições sociais, culturais e desportivas, organização, venda de copos, patrocinadores oficiais. 

No espaço coberto, localizam-se os produtores de Vinho Alvarinho (30), tasquinhas (10), fumeiros/doçaria (10). Eprami.come (2). 

«A despesa prevista situa-se em 213.118,41 €, (produção, programação e divulgação), estimando-se uma receita de 46.850,00 € referentes aos patrocinadores oficiais, expositores e venda de copos», avança o município de Monção, em comunicado. 

Na apresentação do certame, o vereador das Atividades Socioculturais, Paulo Esteves, referiu que «estes três dias de animação, convívio e promoção do vinho Alvarinho de Monção e Melgaço« representam também «uma forte rentabilização económica dos setores de restauração e alojamento». 

Para acompanhar o Alvarinho e os petiscos tradicionais, a organização programou iniciativas ligadas ao setor vinícola e atividades de animação e convívio. Prevista está também a prova de BTT “Berço do Alvarinho”, promovida pelo Clube de Cicloturismo de Monção. 

Ao longo dos três dias, realizam-se conferências sobre o vinho Alvarinho, muita animação musical e lançamento da publicação “Alvarinho – Memória e futuro nas origens de um património único e irreverente”, no Museu Alvarinho. 

As conferências, que decorrem no espaço da Revista Vinhos, terão como protagonistas João Afonso, João Paulo Martins, e Luis Antunes, abordando o perfume dos novos Alvarinhos, harmonias com Alvarinhos e o carácter dos Alvarinhos com idade. 

À semelhança do ano passado, na presente edição, a organização da Feira do Alvarinho volta a lançar uma aplicação móvel com toda a programação referente ao certame, informação sobre pontos de interesse no concelho, alojamento, restauração, gastronomia, patrocinadores e produtores de vinho Alvarinho. Engloba ainda um menu com informações/contactos úteis. 

Desenvolvida pela FTKODE, a aplicação estará disponível no decorrer da presente semana em todas as plataformas móveis, nos sistemas Android e IOS, podendo ser descarregada nas respetivas stores. Para o efeito, basta fazer uma busca com a palavra “Alvarinho”. 

Para a divulgação do evento, a organização colocou um vídeo na rede social, descrevendo a base criativa que esteve na origem do logotipo da feira (território, vinha, solo e sol) e convidando o público a visitar o certame. O vídeo, com duração de 50 segundos, tem música do grupo monçanense, Mau Amigo. 

Promoção e comercialização do vinho Alvarinho 

A Feira do Alvarinho de Monção tem como finalidade reforçar a sua condição de instrumento estratégico para a promoção e comercialização daquele produto singular produzido em Monção e Melgaço, enaltecendo as suas características vinícolas ímpares e diferenciadoras e promovendo o estabelecimento de parcerias comerciais. 

Assume-se ainda como uma espaço de divulgação da atividade empresarial e associativa da região e como uma “montra” para a dinamização do mundo rural através da apresentação, valorização e comercialização de produtos e artigos locais e regionais. 

«Estes três dias de defesa e valorização do Alvarinho da subregião de Monção e Melgaço representam também uma forte rentabilização económica dos setores da restauração e alojamento», vinca Paulo Esteves.

O Crédito Agrícola é um dos parceiros do certame.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip