Moçambique: vem aí um «défice de cereais» devido à seca

O Conselho de Ministros de Moçambique afirmou em Maputo que o país vai enfrentar um défice acentuado nos cereais, devido à seca, nas regiões sul e centro.

mocambique

Falando em conferência de imprensa após o final da sessão semanal do Conselho de Ministros, o porta-voz do órgão e vice-ministro da Saúde, Mouzinho Saíde, afirmou que o país irá produzir este ano apenas 66 mil toneladas de arroz contra necessidades de consumo de 243 mil toneladas, um défice de 85.

Em relação ao milho, o país vai alcançar uma produção de apenas 146 mil toneladas contra um consumo estimado de 472 mil toneladas, um défice de 07%, e no trigo o país vai produzir 12 mil toneladas contra 231 mil toneladas, disse Saíde.

O porta-voz do Conselho de Ministros declarou que a seca que se regista no sul e centro do país é a pior dos últimos anos, afetando 269.192 pessoas, tendo sido distribuídas 1.910 toneladas de alimentos nos primeiros 15 dias de março, prevendo-se a distribuição de 1.165 toneladas nos próximos 15 dias.

Enquanto as províncias do sul e centro do país são assoladas pela seca, o norte foi flagelado por inundações, que provocaram milhares de deslocados.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip