Moçambique e Vietname consolidam cooperação na agricultura

Os governos de Moçambique e do Vietname acordaram em Maputo, capital moçambicana, o estreitamento das relações económicas e comerciais, apontando o domínio da agricultura, energia e transportes e comunicações como prioridades na cooperação bilateral.

Maputo e Hanoi avaliaram as possibilidades de alargamento da colaboração entre os dois países, durante um encontro entre o primeiro-ministro moçambicano, Agostinho do Rosário, e o primeiro-vice-ministro vietnamita, Hoang Trung Hai, no âmbito de uma visita de quatro dias que o governante vietnamita realiza a Moçambique.

«Há muita coisa que fazer, Moçambique e Vietname podem juntar esforços para proporcionar o bem-estar da população, quer do Vietname quer de Moçambique, e pensamos que a agricultura é uma das áreas que pode merecer prioridade, além de transportes e comunicações», afirmou o primeiro-ministro moçambicano.

O setor dos recursos minerais e a formação de técnicos moçambicanos em instituições de ensino do Vietname são outras das áreas em que os dois países podem intensificar a cooperação, assinalou Agostinho do Rosário.

Por seu turno, o vice-primeiro-ministro do Vietname realçou o potencial agrícola do seu país, principalmente na cultura de arroz, como uma área de grandes oportunidades para a cooperação económica com Moçambique.

«Temos alcançado bons resultados na produção de arroz, desenvolvemos 200 tipos de sementes de arroz e essa experiência pode ser uma oportunidade para Moçambique aproveitar», frisou Hoang Trung Hai.

Salientando que os dois países mantêm relações históricas, estabelecidas desde a independência de Moçambique há 40 anos, o vice-primeiro-ministro vietnamita referiu que a cooperação pode igualmente avançar nos domínios dos transportes e comunicações, formação de quadros, infraestruturas e saúde.

«Também estamos de acordo que podemos cooperar no domínio dos recursos energéticos e mudanças climáticas», acrescentou Hoang Trung Hang.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip