Marca coletiva Miss Tata ganha mais um prémio

No passado dia 30 de Novembro, no âmbito da 5ª Gala Viva Frutas e Legumes de Portugal, promovida pelo COTHN, que decorreu no Solar da Cerca do Mosteiro em Alcobaça, a Porbatata recebeu o prémio de Promoção atribuído à criação da marca colectiva Miss Tata.

Este prémio vem juntar-se a outro já anteriormente ganho a 30 de Junho atribuído pela Vida Rural, também pela criação da Marca colectiva Miss Tata. A atribuição destes prémios é sem duvida o reconhecimento pelo trabalho de toda a equipa da Porbatata, o incentivo necessário para continuar a trabalhar na promoção da batata portuguesa e na divulgação da Miss Tata. 

Miss Tata regressa ao programa de culinária MasterChef no Dia de Natal

A Miss Tata vai regressar, dia 25 de dezembro, aos ecrãs da RTP1 para uma participação especial no MasterChef, o popular concurso de culinária transmitido pelo canal de televisão pública. A marca coletiva criada pela Porbatata, Associação da Batata de Portugal, volta a ser protagonista num dos desafios do concurso televisivo, depois de uma primeira presença a 11 de dezembro.

A Porbatata tem em curso um projeto de Promoção da Batata Portuguesa em mercados internacionais e pretende divulgar as qualidades deste produto característico da Dieta Mediterrânica. Para chegar mais perto dos consumidores, criou a Miss Tata, uma marca coletiva que já se encontra nas embalagens de batata produzida em Portugal. 

Este projeto é apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e prevê um investimento global de 352 988 euros, financiado em 85% pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Em Portugal, o consumo per capita de batata é de 93,6 quilos por ano.

Em Portugal, produz-se batata em todas as regiões, com destaque para Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana. No total, a área ocupada pelo cultivo deste alimento totaliza 22 mil hectares e a produção média atinge perto de 500 mil toneladas anuais. No que toca às exportações, em 2020, as vendas de batata portuguesa para os mercados internacionais somaram mais de18 milhões de euros. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip