Míscaros - Festival do Cogumelo regressa ao Fundão

A 8ª edição do festival, que, além da gastronomia, tem uma forte componente social, realiza-se na aldeia do Alcaide, Fundão, entre 18 e 20 de novembro.

O evento é organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide em conjunto com a Câmara Municipal do Fundão e da Junta de Freguesia do Alcaide.

«Este é um evento único, uma vez que, sob o pretexto do lazer e da animação, na sua verdadeira essência procura evidenciar o património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a Serra da Gardunha. É também um evento com marcada responsabilidade social, algo que está bem presente nas actividades realizadas. Depois do sucesso e impacto positivo no âmbito ecológico, a organização associou-se ao movimento inclusivo, criando actividades que desmistifiquem e desconstruam preconceitos e promovam a inclusão de cidadãos. Exemplo disto é o showcooking Cozinhar Diferente, no dia 19, que será realizado com crianças com Síndrome de Down», salienta Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão.

Neste festival os visitantes poderão aproveitar os passeios micológicos e a natureza envolvente da Serra da Gardunha, degustar diferentes formas de confecção de cogumelos nas tasquinhas típicas, especialmente preparadas pelos habitantes da aldeia, e aproveitar para saborear outras especialidades da região.

Do programa desta edição destacam-se os live cookings com os chefs Mário Rui Ramos, Joe Best, Duarte Baptista e Miguel Gameiro; os passeios micológicos; a animação de rua; as tasquinhas; o artesanato; os ateliers de palmo e meio e o espaço para crianças Miscolândia. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip