“Míscaros - Festival do Cogumelo” está de regresso ao Fundão

Depois de um ano em que o festival se realizou em formato digital, o “Míscaros – Festival do Cogumelo” está de regresso, nos dias 19, 20 e 21 de novembro, às ruas da aldeia do concelho do Fundão, este ano sob o mote “Alice no Mundo dos Cogumelos”.

Este evento inclui diversas atividades de lazer e culturais na sua programação, desde espaços de restauração, a live cookings, workshops e palestras temáticas, passeios micológicos, exposições e diversos elementos de animação nas ruas enfeitadas do Alcaide.

Durante os três dias de festival, os visitantes podem conhecer a envolvente natural da região, fortalecer a sua relação com a natureza, além de degustar diferentes receitas de cogumelos nas mais de 50 tasquinhas da aldeia, preparadas a preceito para a ocasião. Uma destas especialidades, confecionada à base de cogumelos, será a vencedora do concurso de melhor prato do festival, uma competição que decorre durante todo o evento. 

O festival oferece um programa variado, do qual todos podem usufruir, enquanto percorrem as pitorescas ruas do Alcaide.

É também possível participar (mediante inscrição) nos passeios micológicos, acompanhados por especialistas - como o engenheiro Ricardo Torres da Silva, a bióloga Anabela Marisa Azul, Sílvia Leão, André Apolinário e Eduardo Reis - ou ainda aprender sobre cogumelos nutracêuticos no workshop Fungi Perfect.

Ao longo de toda a programação existem ainda várias sessões de live cooking protagonizadas pelos vários chefs que irão marcar presença no festival deste ano.Todos irão apresentar as suas propostas na Arena Joe Best, que será inaugurada na abertura do festival pela chef Marlei Cardoso, numa homenagem póstuma ao chef que desde a primeira edição abraçou o Míscaros com toda a sua conhecida garra e paixão pela cozinha.

Além das vertentes lúdica e cultural, o Míscaros tem bem presente uma forte preocupação social e ambiental, visível em diversos detalhes do evento, como a utilização de material biodegradável em todo o festival.

A segurança é outro elemento fundamental no Festival Míscaros, existindo no evento um controlo de qualidade e segurança alimentar - realizado por uma entidade externa certificada -, que garante a qualidade de todos os produtos servidos aos visitantes. Sendo este um evento para toda a família, claro que os mais novos não podiam ser esquecidos, e por isso existe um espaço inteiramente dedicado às crianças – a Miscolândia – onde a diversão é uma forma de ensinar e sensibilizar para a causa ecológica.

Estão assim reunidas todas as condições para um divertido e diferente fim-de-semana em família no concelho do Fundão, nesta freguesia beirã que faz parte das Aldeias de Montanha.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip