Ministros do G7 acordam sistema de combate a doenças em animais

Os ministros da Agricultura dos países do G7 acordaram este domingo criar um sistema de troca rápida de informação relacionada com doenças animais.

doencas

O acordo consta de uma declaração conjunta dos ministros da Agricultura do Japão, Canadá, Alemanha, Itália, Estados Unidos da América e França, que estão reunidos no Japão, e prevê a criação de um «enquadramento internacional de troca de informação» sobre doenças animais para evitar a propagação de epidemias de vírus como o da gripe aviária ou da febre aftosa. 

O sistema também permitirá estreitar a cooperação perante o aumento de bactérias resistentes a antibióticos.

No encontro, centrado na segurança alimentar, os ministros sublinharam a necessidade de atrair mão-de-obra para o setor e paliar os efeitos das alterações climáticas na produção agrícola.

Assim, decidiram voltar a reunir-se em Tóquio no outono por causa do problema do envelhecimento da mão-de-obra na agricultura. Nesse encontro deverão participar também representantes de países em desenvolvimento.

Segundo a agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a produção agrícola tem de crescer 60% até 2050 para responder às necessidades da população mundial, que nesse ano deverá alcançar 9.200 milhões de pessoas.

«Reconhecemos o papel crucial que o setor agrícola desempenha na segurança alimentar global e, em particular, numa era de urbanização acelerada», lê-se no texto assinado pelos ministros dos sete países mais industrializados do mundo.

Os ministros pedem, por isso, uma resposta conjunta «aos desafios emergentes no setor agrícola», sublinhando que também beneficiarão disso outros países com «desafios similares».

Esta foi a primeira vez que os ministros da agricultura do G7 se reuniram desde 2009, ainda antes de a Rússia ter sido excluída do grupo.

Em 2009, o motivo da reunião tinha sido o aumento dos preços dos produtos agrícolas.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip