Ministro da Agricultura quer resíduos florestais a produzir combustíveis

O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Florestas, Luís Capoulas Santos, anunciou que o Governo está a estudar a possibilidade de usar resíduos florestais para produzir biocombustíveis em biorefinarias de pequena escala.

floresta

Capoulas Santos, que falava durante um debate parlamentar sobre a reforma florestal, disse aos deputados que o objetivo é «usar os desperdícios das florestas não só para produzir energia», como acontece nas centrais de biomassa, mas também biodiesel.

O ministro adiantou que esta possibilidade está ainda a ser estudada, em termos de viabilidade económica, e que os materiais que poderão ser usados nesta utilização serão devidamente identificados.

«Até agora, os resíduos da floresta têm sido aproveitados sobretudo para centrais de biomassa com objetivo de produzir energia elétrica, nós queremos ir um pouco mais longe», disse Capoulas Santos, adiantando que «há experiências em Portugal, com resultados interessantes».

«O objetivo é produzir biodiesel a partir de resíduos da floresta em unidades próprias, que poderão simultaneamente produzir eletricidade», acrescentou.

Capoulas Santos considerou «que esta possibilidade pode alterar completamente a valia económica destas unidades porque, a partir do momento em que tal processo se torne economicamente viável, a produção de eletricidade passa a ser um mero subproduto».

O Governo já encarregou o Laboratório Nacional de Engenharia Civil de «validar e confirmar a viabilidade técnica e económica desta possibilidade», que Capoulas Santos espera que passe de «uma mera hipótese com possibilidade de sucesso a uma aplicação prática concreta».

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip