Ministro da Agricultura não acredita em suspensão de fundos europeus

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, considerou esta quarta-feira que o setor «atravessa um bom momento», apesar de problemas pontuais e avançou não acreditar que o Parlamento Europeu venha a suspender os fundos europeus.

fundos europeus

«Creio que a agricultura, apesar de problemas pontuais que sempre existem, atravessa um bom momento, e a prova disso é que é um setor que está a crescer a um ritmo que é o dobro do resto da economia», disse Capoulas Santos, citado pela Lusa, à margem da conferência do 2.º Roteiro 2020 para a Agricultura Portuguesa, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O ministro lembrou ainda a existência de «algumas dificuldades e problemas em alguns mercados como Angola e Brasil», mas explicou que as exportações continuam «com um ritmo impressionante», sendo um setor em que todos os dias «se pula e avança, se investe e inova».

Capoulas Santos acrescentou que neste momento Portugal tem candidatados aos fundos comunitários geridos para a agricultura «mais de 28 mil projetos», estando já decididos 10 mil, o que corresponde um investimento superior a mil milhões de euros, frisou.

Questionado acerca de uma eventual suspensão de fundos europeus para Portugal e Espanha por parte do Parlamento Europeu, Capoulas Santos acredita que tal não virá a acontecer.

«Não acredito, fui deputado europeu durante dez anos. Conheço razoavelmente o funcionamento do Parlamento Europeu e não creio que deste possa sair uma decisão lesiva para Portugal. Naturalmente compreendo o apelo do meu colega de Governo aos deputados para as consequências negativas que uma tal decisão poderia acarretar, mas estou muito confiante de que isso não vai acontecer», explicou.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip