Ministro da Agricultura defende valorização da agricultura e reforço da PAC para garantir qualidade, segurança e a autonomia estratégica agroalimentar

O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, defendeu, no Conselho informal dos Ministros da Agricultura da União Europeia, uma valorização do setor da Agricultura, da Política Agrícola Comum e das sinergias entre fundos e programas para melhorar a qualidade, segurança e a autonomia estratégica agroalimentar.

"Para reforçar a  autonomia estratégica no setor agroalimentar é fundamental valorizar a agricultura. Só conseguiremos ter produtos de qualidade a preços acessíveis com um reforço da Política Agrícola Comum a par de uma articulação e eficiente utilização de programas e fundos europeus", afirmou José Manuel Fernandes no final do encontro.

O Ministro da Agricultura e Pescas defendeu ainda uma maior abertura do programa europeu de investigação Horizonte Europa e de um reforço do investimento em tecnologia através de outros fundos europeus e de programas como o InvestEU. 

O Conselho informal de Ministros da Agricultura realizou-se em Genk para discutir a autonomia estratégica agroalimentar na União Europeia, a melhoria da saúde dos cidadãos e rendimentos alternativos para os agricultores europeus e para toda a cadeia alimentar.

Fonte: XXIV Governo Constitucional

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip