Ministro da Agricultura anuncia crescimento das exportações no agroalimentar

agroalimentar

O ministro da Agricultura acompanhou esta semana a visita do primeiro-ministro a duas explorações agrícolas do sul do País, a Vitacress e a Maravilha Farms.

A Vitacress na área das hortofrutícolas, com linha de preparação e embalamento, e a Maravilha Farms, na área dos pequenos frutos, constituem exemplos de investimento estrangeiro em Portugal na área da agricultura que têm vindo a crescer sustentadamente ao longo dos anos.

No dia em foram revelados os números do crescimento económico do último trimestre, que atingiu os 2,8%, Capoulas Santos sublinhou que «a Agricultura está a dar um grande contributo para o desempenho económico do País», lembrando que «em março, e em comparação com o período homólogo, o complexo agroalimentar aumentou as exportações em 28%».

O ministro acrescentou que «no conjunto do trimestre esse aumento atingiu os 20%».

Relativamente aos pequenos, que Capoulas considera «certamente uma surpresa para o país», foram atingidos os 117 milhões de euros em exportações no ano passado «o que representou um aumento de 24% em valor e de 36% em quantidade relativamente ao ano anterior».

Com estas empresas a anunciarem novos planos de investimento, a que corresponde a expansão da área de exploração e um aumento de produção, o ministro afirmou estar certo que «Portugal e esta zona do Sudoeste têm todas as condições para serem a muito curto prazo a Califórnia da Europa», zona de excelência para a produção deste tipo de culturas.

Capoulas Santos deu ainda nota do esforço de recuperação que o Governo tem estado a levar a cabo relativamente ao Programa de Desenvolvimento Rural, anunciando que «honrámos o compromisso que assumimos de no espaço de um ano termos o PDR controlado, temos praticamente analisados todos os 33 mil projetos que entraram e temos contratados cerca de mil milhões de euros de apoios para um investimento de cerca de dois mil milhões».

Fonte: Lusa 

Foto: César Cordeiro

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip