Ministro da Agricultura antecipa 2017 com «otimismo e confiança»

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirmou que os resultados alcançados em 2016 «permitem antecipar 2017 com otimismo e confiança».

Numa nota divulgada para fazer o balanço do ano e começando por agradecer aos agricultores e produtores florestais pelo contributo dado para um 2016 positivo, o governante enumerou vários dados como, por exemplo, a subida em 5,8% do rendimento da atividade agrícola, «cerca do dobro do ano anterior».

O ministro referiu o desbloqueio do Programa de Desenvolvimento Rural2020, envolvendo 7.876 projetos, num valor global de 864 milhões de euros, 492 milhões de euros de apoio público, e a abertura de novos concursos para o investimento no valor de 80 milhões de euros.

«Foi possível pôr fim à crise da suinicultura que se arrastava há muito e os sinais de inversão da situação no setor do leite são também muito animadores», notou ainda o governante, notando que em 2016 houve uma trajetória de crescimento sustentado nas exportações.

Foi também o ano, no qual a «floresta nacional ocupou as atenções de oito ministros, chegando-se a um pacote legislativo de grande amplitude» e que está em discussão pública e visa iniciar a «Reforma da Floresta, com efeitos de médio e longo prazo».

«Os resultados alcançados em 2016 permitem antecipar 2017 com otimismo e confiança», concluiu Capoulas Santos.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip