Ministra presente na sessão pública sobre a Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica

A sessão pública deste ano da Estratégia Nacional da Agricultura Biológica decorre, esta sexta-feira, na Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). Organizada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP-Norte) e a ESA-IPVC, a sessão conta com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

No âmbito das atividades prosseguidas pelo Observatório Nacional da Produção Biológica, órgão criado no quadro da implementação da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica (ENAB), tem vindo a ser realizada anualmente, desde o ano de 2018, uma sessão pública, na qual é feito um ponto de situação da ENAB e da execução do respetivo plano de ação, sendo essas sessões enriquecidas com outras intervenções relacionadas com esta temática.

A sessão de boas-vindas está marcada para as 14h30 com a participação do presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, e o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz. Segue-se a sessão da abertura com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

O programa da sessão conta com a apresentação do Portal da Agricultura Biológica, que será feita pelo diretor geral da DGADR, Rogério Ferreira. Segue-se Teresa Coelho, da DGADR, que vai falar da nova regulamentação comunitária de produtos biológicos.

As Bio Regiões na região são o tema da intervenção de Rui Lagoa, da DRAP Norte. A tendência da investigação em agricultura biológica será abordada por Isabel Mourão e José Pedro Araújo, docentes da ESA-IPVC.

Do programa faz ainda parte a realização de uma mesa redonda com a participação de produtores e operadores biológicos. O debate, cuja moderação é da responsabilidade de Jaime Ferreira, vai contar com a participação de Lia Ferreira (Biodiversus – Agricultura Biológica Lda), Tadeu Alves (Green Factor), Manuel Poças (produtor pecuário), Carlos Reis (APPITAD), Miguel Viseu (Aphros Wine) e Ângela Pereira (Biobrassica).

Segue-se o debate e a sessão de encerramento está marcada para as 18 horas com a intervenção do diretor regional adjunto da DRAP Norte.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip