Ministra da Agricultura aconselha empresas exportadoras a diversificarem mercados

A ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, aconselha as empresas a diversificarem os destinos para onde exportam e a não darem nenhum mercado como adquirido.

Assunção Cristas, que falava aos jornalistas após uma visita ao SISAB (Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas), em Lisboa, congratulou-se com o recorde de exportações alcançado em 2014, que permitiu reduzir o défice agroalimentar em 683 milhões de euros, e mostrou-se otimista para 2015, apesar de reconhecer que vai ser «um ano exigente».

Em causa estão as restrições às exportações em Angola, um dos mercados mais importantes para as empresas portuguesas, e o embargo russo. Assunção Cristas sublinhou que tanto as empresas como o Governo têm de «dar o melhor de si» e procurar alternativas.

«Um mercado que é dado como adquirido num ano, no outro pode não ser e temos de atuar sobre isso, procurando diversificar o mais possível os destinos potenciais», vincou a governante.

Em 2014, as exportações do setor agro-alimentar aumentaram 7,8%, enquanto as importações diminuíram 2,9%. O SISAB, que começou em Lisboa esta segunda-feira e termina a 4 de março, apresenta uma mostra de alimentação e bebidas de cerca de 500 empresas exportadoras, de 28 sectores.

A organização estima que o SISAB seja visitado por cerca de 1600 compradores de 110 países que poderão contatar com uma oferta total de seis mil marcas e produtos.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip