Ministérios de Agricultura e Ambiente afirmam estar em absoluta concordância durante Conferência da CONFAGRI
A CONFAGRI recebeu, na passada sexta-feira, na sua conferência “Agricultura e Ambiente – Desafios para o Setor Agroalimentar” representantes das maiores entidades governativas nacionais da Agricultura e do Ambiente, dentro das quais o Ministro da Agricultura, o Secretário de Estado do Ambiente, o Vice-Presidente do Conselho Diretivo da APA, a Diretora- Geral da DGAV, o Presidente do Conselho Diretivo do ICNF e o Presidente do Conselho Diretivo da CCDR-LVT.
Durante esta conferência inédita, Emídio de Sousa sublinhou que os setores ambiental e agroalimentar não são concorrentes, mas aliados. O Secretário de Estado do Ambiente reforçou essa posição ao afirmar que neste novo ciclo governativo não haverá espaço para divisões entre agricultores e ambientalistas, pedindo aos mais de cem presentes que não esperem do Governo qualquer incentivo a conflitos entre setores.
José Manuel Fernandes corroborou as palavras de Emídio de Sousa e destacou a sensibilidade da Ministra Maria da Graça Carvalho para a estreita relação que deve existir entre agricultura e ambiente. O Ministro da Agricultura apelou às entidades presentes para que não se refugiassem nas burocracias impostas pela lei e que adotassem uma nova ambição que una ambas as pastas, afirmando que "se a lei está mal, muda-se".
Idalino Leão, Presidente da CONFAGRI, destacou que a principal finalidade desta iniciativa era reunir todas estas entidades para um diálogo que raramente acontece. Esperando que este novo ciclo governativo seja uma oportunidade para reconciliar o mundo rural com as políticas ambientais, Idalino Leão finalizou enfatizando que "a Agricultura é economia, mas também é ambiente, coesão, tradição e território" e que, como tal, é absolutamente crucial que se revogue a decisão de transferência de competências das Direções Regionais de Agricultura e Pescas para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional: só assim a agricultura poderá ser acompanhada com a proximidade que exige.