Ministério da Agricultura proíbe taloamina por ameaça à saúde

O Governo vai retirar do mercado a taloamina e todos os produtos fitofarmacêuticos que contenham aquela substância por constituírem um risco grave para a saúde humana, animal e para o ambiente.

taloamina

««Os serviços da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária notificaram as empresas produtoras de fitofármacos sobre a taloamina, um coformulante utilizado nos compostos herbicidas à base de glifosato, tendo em vista a retirada imediata desta substância do mercado», refere, em comunicado, o Ministério da Agricultura.

O Governo justifica a decisão com o «processo de reavaliação comunitária da substância activa glifosato e face aos recentes estudos que determinam o potencial carcinogénico de certas formulações com base nesta substância ativa».

«Foi identificada a taloamina como substância potencialmente carcinogénica», refere no comunicado.

O Ministério da Agricultura considera que «os produtos fitofarmacêuticos contendo o coformulante em questão são suscetíveis de constituir risco grave para a saúde humana ou animal ou para o ambiente», razão pela qual devem ser imediatamente proibidos.

Segundo o comunicado, todos os produtos fitofarmacêuticos que contenham taloamina «devem ser cancelados», tendo as empresas até 30 de junho para procederem à recolha dos produtos, «data a partir da qual a sua venda é rigorosamente proibida».

«As autorizações de venda estão canceladas a partir dessa mesma data», sublinha o Ministério da Agricultura.

A proibição, segundo o Ministério da Agricultura, determina a saída de 17 produtos do mercado, de um total de 83 que contém glifosato.

O Bloco de Esquerda anunciou esta semana que quer acabar com o uso em zonas urbanas, de lazer e vias de comunicação do herbicida glifosato, classificado como comprovadamente cancerígeno.  

Fonte: Renascença

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip