Ministério da Agricultura implementa programa de luta biológica contra a Trioza erytreae

O Ministério da Agricultura, após largadas experimentais de um inseto parasitóide específico da Trioza erytreae e confirmado o caráter promissor dos primeiros resultados, lança agora um programa nacional contra esta praga de quarentena que já afeta uma parte significativa do território nacional.

Nuno Russo

Trioza erytreae, além de provocar estragos diretos e significativos nos citrinos, é vetor da doença denominada Huanglongbing (ou Citrus greening), considerada como a mais grave a nível mundial para estas espécies vegetais, causada pela bactéria Candidatus liberibacter, cuja entrada no território europeu se pretende evitar. Para reforço das medidas fitossanitárias em vigor desde 2014, foi publicada a Portaria n.º 142/2020, de 17 de junho.

As primeiras largadas do parasitóide foram realizadas dia 14 de agosto, na regiões Norte e Centro do país. O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, acompanhou mais uma largada, durante a qual frisou «a relevância da aposta reforçada em alternativas inovadoras e sustentáveis para o controlo de pragas de quarentena e a estreita colaboração com os serviços fitossanitários espanhóis», destacando também o trabalho coordenado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o qual irá decorrer nos próximos meses, em articulação com as Direções Regionais de Agricultura e Pescas.

A DGAV será ainda apoiada por várias equipas de investigação nacionais, designadamente na realização de estudos de suporte a este programa de luta biológica.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip