México continua a ser o maior exportador de abacate do mundo

O México manteve a sua liderança na lista dos maiores exportadores de abacates em 2018. Especialistas observaram que os abacates são especialmente procurados nos mercados dos EUA e da União Europeia, onde o consumo per capita em 2018 foi de 3,1 kg e 1,2 kg, respectivamente.

Abacate

Outros líderes no fornecimento de abacates são também Espanha, Chile, EUA, Quénia, África do Sul, Nova Zelândia e Colômbia.

Os participantes da indústria viram um rápido crescimento nas importações globais de abacate em 18% ao ano nos últimos 5 anos. No total, em 2018 foram importadas 2,5 milhões de toneladas de abacates no valor de cerca de 5,5 milhões de euros. Mais de 55% do volume global cai para os Estados Unidos, Holanda e França. Juntos, esses países compraram 1,5 milhão de toneladas de frutas por 3,16 milhões de euros.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a produção de abacate em 2017 foi estimada em 4,1 milhões de toneladas. Os principais locais de produção estão concentrados no México, Peru e Indonésia. 2,8 milhões de toneladas de abacate são cultivadas anualmente nesses países, 68,4% do volume global.

Como os territórios habituais para o cultivo de abacates são a América Latina e as Caraíbas, cerca de 70% da produção mundial recai sobre essas regiões. Em média, durante 2016-2018, 4,3 milhões de toneladas de frutas por ano foram colhidas nessas zonas de produção.

Especialistas observaram que os abacates são especialmente procurados nos mercados dos EUA e da União Europeia, onde o consumo per capita em 2018 foi de 3,1 kg e 1,2 kg, respectivamente.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip