Mês das Migas em Mora

É já de há seis anos a esta parte que anualmente no mês de fevereiro, a Câmara Municipal de Mora promove, nos restaurantes do concelho, o Mês das Migas.

migas

Na sexta edição desta iniciativa gastronómica, que decorre de 1 a 28 de fevereiro, participam em Brotas, O Poço, em Cabeção, A Palmeira, Os Arcos, O Fluviário e o Solar da Vila, em Mora, Afonso, Morense, O António, Bombeiros e Solar dos Lilases, em Pavia, o Forno.

Os pratos de migas são opções constantes dos menus dos restaurantes locais, no entanto, durante este mês a oferta é adaptada ao evento, existindo mais variedades e diversas combinações.

Os espargos, os coentros, os enchidos, a batata, as ovas, o bacalhau e claro está, o pão alentejano, são apenas alguns dos ingredientes que compõem estes pitéus.

As receitas são de base tradicional, fazendo das migas um dos pratos mais típicos da gastronomia alentejana.

Sendo fevereiro um mês de época baixa, a Câmara Municipal de Mora, entidade organizadora deste e de outros eventos que trazem movimento ao concelho, assume como objectivo primordial do Mês das Migas a valorização da gastronomia e dos restaurantes locais, através da promoção de um prato típico tão apreciado pelo público em geral.

Para a sexta edição, à semelhança do que sucedeu em 2018, a organização volta a criar abertura para a realização de “Migas com Chefe”.

Um conceito diferenciador, em que cozinheiros com percursos profissionais distintos são convidados a cozinhar com as equipas dos restaurantes participantes do Mês das Migas, cujas confecções serão depois colocadas à prova dos clientes. “Migas com Chefe” acrescenta valor e dinamiza o Mês das Migas, evento registo de sucesso no Concelho de Mora.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip