Mel de Barroso vence prémio “Mel do Ano 2017”

O Mel de Barroso - DOP arrebatou o prémio de “Mel do Ano 2017”, no decorrer do 8º Concurso Nacional de Méis Portugueses com Nomes Qualificados, que teve lugar a 12 de maio, no âmbito da Feira Nacional de Agricultura de Santarém.

Nesta iniciativa, o Mel de Barroso - DOP saiu destacado entre as cerca de três centenas de méis de qualidade presentes a concurso, tendo sido distinguido com a Medalha de Ouro 2017 (para Mel de Urze) e também considerado o Mel do Ano 2017, uma vez que obteve do júri a pontuação máxima nas várias categorias de méis a concurso (Mel e Mel proveniente de Modo de Produção Biológico).

A conquista deste prémio é um «estímulo» para a Cooperativa Agrícola de Boticas e para os apicultores associados da Organização de Produtores de Mel da CAPOLIB (única reconhecida a nível nacional) e reveste-se da «maior importância», já que é a segunda vez que o Mel de Barroso é o vencedor do título de Mel do Ano, à semelhança de 2014.

«Esta distinção é, sem dúvida, o reconhecimento do esforço conjunto para levar até ao consumidor final um produto de exceção mantendo a sua pureza e características originais, nunca descurando a higiene, segurança e rastreabilidade do mesmo, de forma a obter um mel de características organoléticas excelentes e de propriedades terapêuticas particulares, cientificamente reconhecidas, como benéficas para a saúde», salienta a câmara de Boticas.

A entrega dos prémios irá decorrer no próximo dia 11 de Junho, no decurso da 54.ª Feira Nacional de Agricultura de Santarém/64.ª Feira do Ribatejo.

O presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, mostrou-se também «muito satisfeito pela conquista deste prémio, o que demonstra a qualidade dos produtos tradicionais de Boticas e comprova a dedicação de todos os produtores em procurarem atingir níveis de qualidade ímpar. Estes prémios são sobretudo o reconhecimento de um longo e árduo trabalho, o que muito compensador». 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip