Medical Cannabis Europe reuniu mais de 100 profissionais da indústria

Mais de 100 profissionais participaram na Medical Cannabis Europe Conference, o primeiro evento de cariz internacional que se propôs avaliar, discutir e apoiar os profissionais do setor da Canábis Medicinal. Este evento foi organizado pelo Laboratório de Estudos Farmacêuticos – LEF e pela Stepwise Pharma & Engineering.

 

A Medical Cannabis Europe Conference, que decorreu nos dias 16 e 17 de setembro, no hotel da Ramada, em Lisboa, foi uma oportunidade para partilha de experiências, oportunidades e desafios sobre o mercado da Canábis em Portugal e noutros países.

Em Portugal, existe regulamentação para esta atividade desde 2018, que regula a utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta da canábis, para fins medicinais e cabe ao INFARMED I.P. o garante da tutela para inspecionar e atribuir as licenças com base nas atividades solicitadas pelas empresas (especialmente de capital estrangeiro).

Existem desafios que estas empresas enfrentam aos dias de hoje, em Portugal e nos restantes países europeus, e que passam por conseguir obter uma licença de cultivo, fabrico, distribuição e venda, em conformidade com os regulamentos da UE. Em Portugal encontram as características ideais para o cultivo desta planta, pela posição geoestratégica e também uma regulamentação adaptada e mais acessível.

A grande maioria dos produtos fabricados por esta indústria são exportados para mercados como o Europeu, Norte-americano e também para Israel, uma vez que em Portugal apenas existe um medicamento aprovado, desde abril de 2021, não sendo um mercado atrativo para as grandes empresas.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip