Medical Cannabis Europe reuniu mais de 100 profissionais da indústria
Mais de 100 profissionais participaram na Medical Cannabis Europe Conference, o primeiro evento de cariz internacional que se propôs avaliar, discutir e apoiar os profissionais do setor da Canábis Medicinal. Este evento foi organizado pelo Laboratório de Estudos Farmacêuticos – LEF e pela Stepwise Pharma & Engineering.
A Medical Cannabis Europe Conference, que decorreu nos dias 16 e 17 de setembro, no hotel da Ramada, em Lisboa, foi uma oportunidade para partilha de experiências, oportunidades e desafios sobre o mercado da Canábis em Portugal e noutros países.
Em Portugal, existe regulamentação para esta atividade desde 2018, que regula a utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta da canábis, para fins medicinais e cabe ao INFARMED I.P. o garante da tutela para inspecionar e atribuir as licenças com base nas atividades solicitadas pelas empresas (especialmente de capital estrangeiro).
Existem desafios que estas empresas enfrentam aos dias de hoje, em Portugal e nos restantes países europeus, e que passam por conseguir obter uma licença de cultivo, fabrico, distribuição e venda, em conformidade com os regulamentos da UE. Em Portugal encontram as características ideais para o cultivo desta planta, pela posição geoestratégica e também uma regulamentação adaptada e mais acessível.
A grande maioria dos produtos fabricados por esta indústria são exportados para mercados como o Europeu, Norte-americano e também para Israel, uma vez que em Portugal apenas existe um medicamento aprovado, desde abril de 2021, não sendo um mercado atrativo para as grandes empresas.