Mau tempo em Portugal: Rio Mondego é a principal preocupação

Não há avisos meteorológicos emitidos para esta segunda-feira e os caudais dos rios estão a regressar à normalidade, mantendo-se, no entanto, a situação da zona do baixo Mondego, distrito de Coimbra, como a mais preocupante. Durante a noite de 22 de dezembro para 23, ruiu um segundo dique do rio. Durante a madrugada, o nível do Mondego desceu, mas a situação continua a ser de risco.

Rio Mondego

Durante sábado, dia 21 de dezembro, rebentou o primeiro dique, resultando em inundações preocupantes para a população local.

Em declarações aos jornalistas, Emílio Torrão confirmou o colapso do talude esquerdo, numa extensão de 50 metros, bem como o transbordo de água para aquele canal a partir dos campos agrícolas que estão alagados, cerca de meio quilómetro a montante da ponte das Lavandeiras, na povoação de Casal Novo do Rio.

Atualmente, o caudal baixou cerca de 16 centímetros esta noite e o cenário é agora bastante mais tranquilo. Ainda assim - e apesar dos avanços desta madrugada - os próximos dias vão ser de trabalho e de vigilância.

O autarca admite que a situação pode piorar se não se mantiverem as condições criadas nas últimas horas, como a suspensão das descargas nas barragens ou se houver novos problemas com rebentamento de diques. Emílio Torrão avisa ainda, em declarações à RTP,  que esta é uma situação que «vai durar muitos dias».

As autoridades estão em alerta, com o objetivo de evitar inundações como que se viveram na zona de Montemor-o-Velho há dezanove anos.

FONTE: RTP

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip