Marvão: projeto para produção de biomassa florestal vence concurso de ideias

biomassa

Um projeto para a produção de biomassa florestal residual, na zona de Marvão, no Alto Alentejo, venceu um concurso de ideias de negócio, lançado pelo município.

A segunda edição do “Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Marvão”, no distrito de Portalegre, tinha como objetivo incentivar e apoiar a criação, o desenvolvimento e o crescimento sustentado de ideias de negócio inovadoras na região.

«A empresa ´Cálculo Optimiza`, que venceu o concurso, é gerida por um jovem, com cerca de 30 anos, que quer desenvolver no nosso concelho um projeto dentro da biomassa. E, como é óbvio, o município aqui estará para apoiar a iniciativa», adiantou o presidente da autarquia, Vítor Frutuoso.

O concurso visou a seleção, avaliação e valorização de projetos inovadores, relacionados com o setor agroflorestal, de forma a potenciar e valorizar os recursos endógenos do concelho, fomentando a criação ou redefinição de novas empresas, e o lançamento de novos negócios no território.

«Este ano, concorreram três projetos, depois de no ano passado termos tido mais concorrentes. Talvez o tema (setor agroflorestal) não fosse o mais apelativo para os jovens», lamentou o presidente do município.

De acordo com Vítor Frutuoso, os três projetos apresentados vão ser contemplados pelos parceiros da iniciativa com a atribuição de prémios, incluindo um monetário, de mil euros, para o vencedor.

O vencedor recebe ainda da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) a elaboração de um plano de negócio e o respetivo encaminhamento e apoio a avisos de concurso a financiamento comunitário.

A Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AREANATejo) vai premiar o vencedor com a elaboração de um estudo de viabilidade técnica e económica para o fornecimento de energia, dando ainda apoio na identificação de sistemas e/ou tecnologias com maior eficiência energética.

O Instituto Politécnico de Portalegre também se associou a esta iniciativa, através da Escola Superior Agrária de Elvas, assumindo desenvolver com a empresa vencedora a elaboração do estudo de viabilidade do projeto.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip