Maria do Céu Albuquerque: «Queremos que a próxima campanha decorra sem qualquer atraso»

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque visitou as explorações afetadas pela depressão “Elsa”. No âmbito dessa visita, anunciou a abertura de dois avisos, no valor total de 11 milhões de euros, para apoiar os agricultores afetados pelo mau tempo de dezembro, nas regiões Norte e Centro.

Ministra da Agricultura

Na Curalha, concelho de Chaves, distrito de Vila Real, que foi afetada pelas depressões Elsa e Fabien registadas em dezembro, Maria do Céu Albuquerque referiu que os serviços do Ministério foram para o terreno desde o «primeiro momento» garantir os levantamentos e perceber quais os auxílios a conceder para que a «atividade agrícola possa ser retomada com a máxima brevidade. Queremos que a próxima campanha decorra sem qualquer atraso», salientou a titular da pasta da Agricultura.

Após a visita, a ministra da Agricultura anunciou a abertura de dois avisos, que estão para publicação. Um dos avisos tem um valor disponível de dois milhões de euros e visa apoiar os agricultores pelos prejuízos causados pelas cheias, nomeadamente no vale do Mondego. «E, depois, um segundo aviso, para as regiões Centro e Norte, para as freguesias que foram atingidas pelas depressões do mês de dezembro. São nove milhões de euros que ficam disponíveis para projetos, como este que acabámos de visitar e onde as estufas sofreram danos».

Aos dois avisos corresponde um total de 11 milhões de euros, montante que a ministra acredita ser «suficiente» para «cobrir os prejuízos causados por estas duas depressões».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip