Mais facilidades para os hortofruticultores

Avaliar o estado de maturação da fruta e consultar e cruzar dados sobre fatores de produção é agora mais fácil e menos dispendioso. O Ultracarpo e o Agrozapp são as mais recentes inovações da portuguesa Impactwave, sediada no Parque Tecnológico de Óbidos.

Com o intuito de criar soluções inovadoras e personalizadas aplicadas a vários setores de atividade, recorrendo às mais recentes tecnologias, a Impactwave surge como um facilitador nas mais diversas áreas.

Particularmente na área agrícola, os conhecimentos técnicos desta equipa permitiram criar dois softwares simples, intuitivos, rápidos e eficientes, ajustados às necessidades dos utilizadores, que podem e devem ser utilizados como ferramentas diárias de simplificação de processos e procedimentos. Esses softwares dão por nome de Ultracarpo e Agrozapp e permitem, respetivamente, medir a maturação da fruta sem a danificar e obter/cruzar dados sobre fatores de produção para a agricultura.

Ultracarpo

O que é e como funciona

O Ultracarpo é uma aplicação para telemóveis (smartphones) que permite medir, através de ultra-sons, parâmetros como o teor de sólidos solúveis na fruta, avaliando assim o seu estado de maturação. Comparativamente aos métodos anteriormente utilizados, este tem a grande vantagem de não danificar a fruta, graças à tecnologia desenvolvida.

Ao smartphone é acoplado um dispositivo (sonda) constituído por sensores de ultra-sons que permite a recolha de dados. O conjunto (telemóvel + sonda) é aproximado ao fruto e os dados recolhidos são processados pela aplicação. Podem ser usados aparelhos com sistema operativo Android ou iOS.

Este sistema foi desenhado para poder ser usado independentemente das condições atmosféricas, contudo para utilização em câmaras frigoríficas, o algoritmo poderá ter de ser alterado. Apesar de se basear nos mesmos sensores, a dimensão do fruto a analisar influenciará o tamanho físico do sistema.

Para já, esta aplicação está apenas disponível frutos como a pera, maçã e tomate, mas o objetivo é alargar a sua utilização para frutos de caroço, beringela, melão, meloa, abóbora e outros. Hugo Pires, engenheiro agrónomo e parceiro da ideia, salienta que é preciso aperfeiçoar todo o processo, tornando os resultados cada vez mais fiáveis: “no início vamos ter dados mais “rudes” e depois vamos torná-los cada vez mais precisos”. Ricardo Cardoso, mentor do projeto e sócio gerente da Impactwave, acrescenta que «os resultados dos testes em variedades locais ou variedades plantadas em Portugal podem ser transportáveis para qualquer outra variedade». Para além dos elementos referidos, a equipa que está a desenvolver o Ultracarpo conta ainda com um técnico de campo, um engenheiro informático e um engenheiro electrotécnico.

Consoante o sucesso da aplicação, o Ultracarpo poderá ser otimizado de forma a poder ser utilizado pelo consumidor final nos supermercados, de forma fácil e intuitiva. Idealmente, o cliente poderá assim escolher a fruta que compra consoante o ponto de maturação que mais aprecia.

Este projeto, que começou a ser delineado em janeiro, tem já vários potenciais financiadores e parceiros interessados, incluindo produtores de frutícolas e hortícolas, que têm disponibilizado apoio financeiro, insfraestruturas e matéria prima para testes.

Ricardo Cardoso, afirma que esta aplicação traduzir-se-á no aumento da rentabilidade da fruta colhida, uma vez que “cerca de 5% de cada lote” é danificado aquando do processo de inserção da sonda, através do penetrómetro.

Para além desta valência, passa a ser possível calcular automaticamente o calibre do fruto e o registo de informação, permitindo ao produtor o acesso ao histórico e a consulta de dados estatísticos.

Nos tempos que correm, o consumidor é cada vez mais exigente em relação à qualidade e sabor dos produtos hortofrutícolas, daí a pertinência deste projeto. Os produtores sentem a necessidade de aumentar o grau brix (níveis de açúcares) dos seus produtos. Este processo é ainda mais acentuado aquando da colheita, onde estes recorrem frequentemente a técnicos especializados e a equipamentos de elevado custo. Estas condicionantes serão ultrapassadas com a utilização do Ultracarpo.

Agrozapp

O Agrozapp é um sistema de informação sobre fatores de produção para a agricultura. Inicialmente, este produto que será disponibilizado de forma gratuita perante registo, permitirá a consulta de produtos fitofarmacêuticos, mas o objetivo é alargar-se a fertilizantes, plantas e outros.

p76 fig1

Este produto baseia-se num sistema de pesquisa avançado que permite o cruzamento de dados em tempo real. Está ajustado a diversos dispositivos, nomeadamente PC’s, tablets ou smartphones.

O utilizador poderá pesquisar por nome comercial, substância ativa, cultura ou inimigo. Os resultados dessa mesma pesquisa incluem nome comercial, composição, fabricante, condições de aplicação, intervalo de segurança e autorização em Produção Integrada em Modo de Produção Biológico.

O agrozapp é atualizado semanalmente com base nos dados fornecidos pelas empresas e organismos estatais. A sua expansão será feita através de uma promoção ativa junto de diferentes segmentos de utilizadores tais como agricultores, operadores, técnicos e estudantes.

Esta aplicação funciona como um motor de pesquisa específico, acessível a qualquer pessoa e à distância de um clique, permitindo ao utilizador poupar tempo de pesquisa e obter resultados fiáveis, em tempo real.

A versão beta está já disponível e pode ser consultada em www.agrozapp.pt.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip