Maioria das explorações agrícolas na UE são familiares

Os dados são da União Europeia (UE) e dão conta de que na comunidade a 28 dominam as explorações agrícolas familiares.

Em 2010, havia 12,2 milhões de explorações agrícolas, sendo que 96,9% destas são explorações familiares, informa o portal Agrodigital, citando dados da UE.

Nos 28 Estados-membros as explorações agrícolas familiares estão, assim, em maioria, representando 67,4% da superfície agrária disponível.

Em termos de países, 60% das explorações familiares concentram-se em três Estados: na Roménia (32%), Itália (13,4%) e Polónia (12,6%).

No que respeita às maiores superfícies de área cultivada em explorações agrícolas familiares Espanha e França contam com 16 milhões de hectares cada um, seguidos da Polónia, Reino Unido e Alemanha.

No lado das explorações não familiares, cerca de 62% concentra-se em França (33%), Espanha (21%) e Itália (8%).

Este tipo de explorações cultivam 57 milhões de hectares e as maiores superfícies cultivadas por explorações não familiares encontram-se em França (21,5%), Espanha (14%), Roménia (10%), Alemanha (8%) e Reino Unido (8%).

De acordo com a UE, 30% dos proprietários de explorações agrícolas têm 65 anos ou mais, enquanto os mais jovens, com menos de 25 anos representam 0,8%. A fatia dos agricultores com menos de 35 anos situa-se nos 7,5%.

Os proprietários mais jovens estão na Polónia, na República Checa e na Áustria, e os mais velhos estão em Portugal, com quase metade com 65 anos ou mais, na Roménia, na Bulgária, em Itália, na Lituânia e na Grécia.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip