Mafra incentiva indústria do ouriço-do-mar

Festival ouriço-do-mar

A Câmara de Mafra organiza a 11 e 12 de abril, na Ericeira, o I Festival Internacional do Ouriço-do-Mar.

O objetivo da iniciativa passa por incentivar o aparecimento de indústrias do ouriço-do-mar e promover a vila enquanto destino gastronómico associado à tradição do consumo de ouriços.

O topónimo da vila, que terá derivado de "ouriceira", levou a autarquia a querer apostar num festival que «associe a Ericeira aos ouriços, valorizando este produto endógeno» para atrair turistas à restauração da vila, afirma o vice-presidente do município, Joaquim Sardinha.

Tendo em conta as tradições locais, ainda há mariscadores a capturá-los e duas embarcações têm licença para tal.

Em resultado de uma maior escassez desta espécie ao longo da costa e das restrições à sua captura - por dia um mariscador pode capturar até dois quilogramas e uma embarcação até 40 quilogramas - os ouriços destinam-se na sua maioria ao autoconsumo e só «de forma pontual» os restaurantes da vila conseguem incluí-los nas suas ementas.

Para a iguaria chegar aos restaurantes e poder ser apreciada pelos turistas, a autarquia quer, por isso, incentivar a sua produção e dois empreendedores locais deram já o primeiro passo nesse sentido, aproveitando uns viveiros antigos de marisco.

Desta forma, está a contribuir para criar riqueza junto da economia local.

O município tem várias universidades a trabalhar na elaboração de um estudo dos stocks para avaliar a sustentabilidade do recurso.

Além disso, pretende incentivar o aparecimento de uma indústria ligada a esse recurso, associada não só à produção em aquacultura como ao reaproveitamento dos ouriços para outros fins.

Durante a semana de 6 a 12 de abril, os restaurantes da vila vão ter ementas onde se pode provar a iguaria. 

Fonte: Agronegócios/Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip