Madeira investe 790 mil euros em projetos para agricultura biológica

Uma dúzia de projetos para a agricultura biológica no valor de 790 mil euros foram aprovados até ao momento ao abrigo do PRODERAM – Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira.

agricultura biologica

Um número que, segundo a tutela do Governo Regional, reflete a importância que este modo de produção vem tendo junto dos agricultores, atendendo a que no ano passado não houve qualquer investimento nesta área suportada pelo quadro comunitário.

Num primeiro balanço feito à evolução do Plano Estratégico para a Agricultura Biológica, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas (SRAP) considera estarem alcançados os primeiros objetivos.

Humberto Vasconcelos vê nestes números o «renascer da agricultura em modo de produção biológico na Região», de acordo com o que está plasmado no plano estratégico.

«Tivemos que reorganizar o setor. Neste momento temos um rumo traçado e sabemos para onde vamos», explica o secretário regional que vê no apoio técnico um dos grandes culpados para a realização destes investimentos nesta área.

Segundo dados da SRAP, enquanto que em 2015, tinham sido realizadas 26 visitas de assistência técnica de apoio ao agricultor, entre Janeiro de outubro deste ano, já foram feitas 81.

«O apoio técnico de proximidade é fundamental e estamos a estudar medidas para que ainda seja mais frequente», traçou o governante.

Um dos desafios mais ambiciosos do Plano Estratégico passa por transformar a agricultura do Porto Santo toda ela em modo de Produção Biológico. Uma meta que se mantém no horizonte da SRAP.

De acordo com o secretário Humberto Vasconcelos, já este ano foram realizadas visitas técnicas de apoio à ilha dourada existindo já alguns agricultores com planos de conversão em execução.

«De um modo geral pretende-se que a agricultura biológica na Região possa aumentar anualmente a área de produção em 7% e o número de agricultores em 10%», disse.

O mercado dos produtos biológicos na Europa tem potencial e está a expandir-se representando mais de 20 mil milhões de euros e taxas de crescimento anual na ordem dos 10%. Ou seja, todos os anos mais de 500 mil hectares de superfície agrícola da União Europeia convertem-se ao modo de produção biológica. 

Fonte: Dnotícias.pt

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip