Madeira aposta nos produtores locais

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, assegura que o Executivo vai continuar a apoiar os produtores locais, sublinhando que se registam «sintomas de retoma em muitas áreas» da economia madeirense, incluindo na agricultura.

banana

«Quero partilhar o meu otimismo relativo ao futuro da nossa terra. Ainda temos muitas dificuldades pela frente, mas a verdade é que a Madeira está a recuperar economicamente e, do ponto de vista financeiro, estamos a fazer a consolidação das finanças públicas e há sintomas de retoma em muitas áreas, desde o imobiliário ao turismo e agricultura», disse o governante na 61.ª Feira do Gado do Porto Moniz, no norte da ilha.

Miguel Albuquerque destacou a melhor qualidade dos produtos regionais em comparação com outros importados «que não sabem a nada», assegurando que o Governo Regional vai «prosseguir o apoio feito à produção, aos agricultores e produtores» do arquipélago.

Enunciando o conjunto de medidas que têm sido implementadas, Albuquerque mencionou que o programa comunitário Proderam «está a ser cumprido» e que «as candidaturas estão a decorrer a bom ritmo» para o aproveitamento de mais de 170 milhões de euros de apoios para este setor.

O governante insular apontou, também, que foi aprovado um novo regime da atividade pecuária, que vem facilitar as questões de caráter burocrático na atividade, acrescentado que a Madeira já tem um estatuto de artesão, uma nova lei de banco de terrenos e que as obras da nova escola agrícola da região, no concelho de São Vicente, vão começar após o verão.

O chefe do Governo Regional realçou, ainda, que o Executivo vai prosseguir com os planos para as várias produções regionais, visando «saber para quem produzir e o horizonte de produção», tendo sido aprovados os documentos relativos à anona, banana, maracujá e agricultura biológica.

Quanto à cana-de-açúcar, Albuquerque disse que este «foi um bom ano», tendo sido atingida uma produção de 10.500 toneladas, que foi «toda absorvida e o Governo Regional fez o pagamento de toda a comparticipação a todos os produtores».

O responsável anunciou que a Madeira também teve «um ano excecional» na banana, com uma produção perspetivada de 20 mil toneladas, 85% da qual destinada à exportação, sublinhando a importância do novo centro de processamento que vai ser inaugurado no verão, na Ponta do Sol.

O chefe do executivo destacou que o Governo também vai apostar no aumento da produção do maracujá, pretendendo atingir as 340 toneladas deste fruto.

Outro projeto realçado por Miguel Albuquerque foi a instalação de uma estação zootécnica, cujo concurso está em fase de preparação, que vai criar as condições para a reprodução animal.

A feira Agropecuária do Porto Moniz contou este ano com a participação de 120 expositores, ocupando 19 mil metros quadrados naquela localidade do norte da ilha.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip