Maçã de Armamar com perdas de 30 por cento na produção

A apanha da maçã em Armamar arrancou no último dia 28 de agosto. Dos pomares vão sair, este ano, menos 30 mil toneladas. A campanha fica marcada por perdas de 30% na produção do fruto, devido ao granizo que ocorreu em finais de maio.

Maçã de Armamar

A colheita arrancou só com a variedade Gala, refere o presidente da Associação de Fruticultores de Armamar. Segundo José Osório, há outros fruticultores que só vão começar a trabalhar no início de setembro. «A campanha começa mais cedo. Os níveis de açúcar estão mais ou menos bons. Foram feitas análises de dureza a todos os agricultores para que tenha início já esta semana», explicou.

A colheita regista perdas na quantidade e na qualidade da chamada maçã de montanha, com prejuízos a rondar os 15 milhões de euros. José Osório recorda que o ano passado «foi excecional» para os fruticultores de Armamar, pois não existiram intempéries de granizo.

«Este ano, com o granizo, temos uma perda muito grande no nosso concelho, rondando os 15 milhões de euros. O seguro agrícola vai-nos compensar, com seis a oito milhões, mas há sempre perdas porque o seguro não paga tudo e há as franquias e a desatualização nos preços da produção. Os pomares produzem cada vez mais do que o que as companhias aceitam pela realização do seguro», explica.

Além das perdas, a campanha deste ano fica ainda marcada pela Covid-19. O presidente da Associação de Fruticultores de Armamar garante que foram tomadas novas medidas para que a apanha da maçã seja mais segura face à ameaça da pandemia.

FONTE: Jornal do Centro

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip