Lourinhã: Festival da Abóbora promove produção local do produto

O Festival da Abóbora da Lourinhã, entre 28 e 30 de outubro, espera receber este ano dez mil visitantes para promover a abóbora num concelho que produz mais de metade da produção nacional, anunciou a organização.

abobora

«É um evento importante para a economia local, porque promove não só a produção, mas também a transformação da abóbora noutros derivados, como a doçaria e licores», disse o presidente da Junta de Freguesia da Lourinhã/Atalaia, Pedro Margarido.

A Lourinhã produz 54% da produção nacional, que foi de 73 mil toneladas em 2015, e 74% da produção da região Oeste.

A produção, parte da qual é exportada, tem um impacto de 10 milhões de euros na economia local. Além da produção, no concelho têm surgido também unidades de transformação, que comercializam abóbora fatiada pronta a cozinhar, e negócios ligados à doçaria.

O certame tem este ano como novidades o lançamento da rota turística da abóbora, um concurso nacional de abóboras, que seleciona as abóboras mais pesadas e com maior tamanho, e um concurso nacional de doçaria, em que aquele hortícola é o ingrediente principal.

Em paralelo, realiza-se a Semana Gastronómica da Abóbora, a partir de sábado e até ao dia 30. Onze restaurantes vão confecionar sopas, pratos e sobremesas à base de abóbora. No festival, vai ser lançada uma cerveja de abóbora.

À semelhança das edições anteriores, vai ser confecionada uma torta gigante, que, em 2015, chegou aos 48 quilogramas e 58 metros de comprimento, para ser vendida e as receitas reverterem para associações.

Nos três dias, o festival conta ainda com mostra de três milhares de abóboras de diferentes variedades, meia centena de expositores de venda de artesanato e doçaria, inspirados naquele hortícola e animação permanente.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip