Lisboa: vaga de calor provoca perda de produção total para alguns viticultores

O presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa) anunciou que a vaga de calor que se registou nos últimos dias provocou «perdas de produção total em alguns viticultores da região de Lisboa».

vinhas

A produção da segunda maior região vinícola do país «poderá vir a cair entre 15% a 20%», refere a CVR Lisboa, em comunicado.

«Ainda sem a avaliação de perdas concluída, a Comissão adianta já que as perdas ascendem a centenas de milhares de euros, devido a quebras sobretudo em determinadas castas (como a Castelão) e vinhas mais nova», refere a CVR Lisboa.

«Acreditamos que esta situação afetará essencialmente a quantidade, mantendo-nos por outro lado absolutamente convictos de que o ano será de elevadíssima qualidade em toda a região», adianta Bernardo Gouvêa, citado no comunicado.

A CVR Lisboa «adianta que até dia 15 de agosto fará, em conjunto com as associações de viticultores da região e outras entidades, uma avaliação mais precisa e final do total de perdas em produção e em valor», de forma a procurar apoios para os viticultores da região.

A Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa é a entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos daquela região. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip