Lisboa reúne mais de 400 pessoas para o evento final do projeto europeu SmartAgriHubs

O SmartAgriHubs é um projeto de 20 milhões de euros, financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do programa Horizonte 2020, e reúne um consórcio de mais de 164 parceiros do setor agroalimentar europeu. O projeto visa concretizar a digitalização da agricultura, a nível europeu, promovendo um ecossistema de inovação de excelência, sustentabilidade e sucesso.

O consórcio inclui uma vasta rede de start-ups, PMEs, empresas e fornecedores de serviços, peritos em tecnologia e utilizadores finais. Os utilizadores finais constituem o núcleo do projeto e são a força motriz por detrás da transformação digital.

O desenvolvimento e adoção de soluções digitais é alcançado por um ecossistema restrito de 140 Pólos de Inovação Digital integrados em 9 Clusters Regionais, que são liderados por organizações que estão estreitamente envolvidas em iniciativas e fundos regionais de digitalização.

Os 4 anos do projeto refletem a paisagem em mudança da agricultura europeia. Por exemplo, a primeira Open Call SmartAgriHubs foi lançada durante a primeira vaga da pandemia, a 12 de maio de 2020, e visava atenuar os seus efeitos nos nossos sistemas alimentares. No início da guerra da Ucrânia, o SmartAgriHubs lançou um apelo de apoio à sua comunidade, ligando-se aos seus parceiros ucranianos.

O projeto conta celebrar a sua comunidade e o seu legado numa conferência de três dias, de 26 a 28 de setembro, em Lisboa. O evento reunirá parceiros, peritos e membros de instituições europeias para discutir os resultados do projeto e a sua perspetiva.

A essência do SmartAgriHubs é ligar os pontos – o projeto colabora estreitamente com outros 15 europeus. É por isso que o seu evento final será dedicado não só à sua comunidade, mas também às organizações e parceiros que continuarão a apoiar o seu trabalho.

Cerca de 40 workshops, inúmero oradores, debates e temas, visitas de campo e muitas outras atividades. Este evento de excelência e dimensão singular, será dedicado ao reforço da colaboração entre os inovadores europeus e ao intercâmbio sobre a digitalização da agricultura europeia.

Saiba mais, aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip