Lisboa: mercado CAP de abril dedicado à pera rocha

O mercado CAP do mês de abril, organizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), irá decorrer este fim de semana (entre 8 e 10 de abril de 2016) na Praça da Figueira, freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, e vai ter como tema central a pera rocha.

pera rocha

Além do espaço central dedicado a este fruto, o mercado conta com três dezenas de empresas, que irão mostrar ao público diversos produtos tradicionais portugueses, a grande maioria dos setores agroalimentar e vinhos.

Para uma maior interação com o público, o Mercado CAP está a desenvolver na sua página de facebook um passatempo, sobre a pera rocha, que irá oferecer ao vencedor uma caixa de uma fruta única e exclusivamente portuguesa.

À semelhança da edição anterior, no último dia do mercado, a CAP irá doar a uma instituição de solidariedade social, selecionada pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, várias caixas de pera rocha para apoiar famílias carenciadas da freguesia, que mensalmente acolhe o Mercado CAP.

Recorde-se que a pera rocha é uma variedade exclusivamente portuguesa, produzida, na sua grande maioria, no Oeste de Portugal numa área que ronda os 10.000 ha.

Do total de frutos portugueses com nomes protegidos (DOP), a pera tem assumido, nos últimos anos, uma posição dianteira na produção. Cerca de 70% da produção de pera rocha é destinada ao mercado interno e a restante é exportada para países como o Reino Unido, Rússia, Brasil, Irlanda, França, Canadá e Espanha.

Desde o início de 2016, este é o terceiro mercado organizado pela CAP na Praça da Figueira, um dos principais pontos turísticos e de maior tráfego da Baixa de Lisboa, mas também o espaço que melhor representa o conceito de um Mercado, por em tempos, em 1855, ter albergado o principal mercado coberto da cidade, demolido na década de 50.

O objetivo do Mercado CAP é fazer chegar ao grande público «o melhor que a terra nos dá», contribuindo para divulgar e estimular a sustentabilidade de produções tradicionais e de qualidade que se diferenciam das produções mais massificadas».

«Localizados em espaços emblemáticos, pretende ainda dar a conhecer, às largas centenas de turistas e residentes, uma agricultura moderna, apelativa, inovadora e focada no futuro», adianta a CAP.

O mercado CAP resulta de um protocolo assinado com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e conta com o patrocínio do BPI. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip