Lisboa discute políticas públicas de segurança alimentar e nutricional em Portugal

alimentacao

A 25 de janeiro de 2016 tem lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a partir das 9h00, a conferência “Para uma Integração de Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional em Portugal”.

O evento marca assim o lançamento da Oikos, em Portugal, do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana.

A Cerimónia oficial contará com a intervenção, entre outros, de Hélder Muteia, representante da FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em Portugal.

Serão discutidas estratégias locais (municipais e intermunicipais) de segurança alimentar e nutricional que integrem seis áreas de política pública: Agricultura e sistemas agroalimentares, Ambiente e recursos naturais, Economia, Saúde, Educação e Segurança Social.

Desta forma, «pretende-se que o Pacto de Milão – já subscrito por mais de uma centena de cidades em todo o mundo – venha colmatar uma lacuna existente no nosso país, servindo de base ao desenvolvimento de estratégias municipais e locais no âmbito da segurança alimentar e nutricional, tendo em conta a integração multissetorial e a articulação entre as diversas partes interessadas», refere a Oikos.

Na conferência serão ainda apresentados os principais resultados do projeto “Integrar para Alimentar”, bem como de projetos de referência ao nível da Direção Geral de Saúde e da Academia Portuguesa, com destaque para o projeto sobre «Insegurança Alimentar e Pobreza em Portugal» (ICS) e «Rendimento Adequado e Alimentação em Portugal» (ISEG).

No âmbito do projeto “Integrar para alimentar – conhecimento, saúde e sustentabilidade” serão apresentados os resultados das consultas a cerca de 1450 entidades públicas e privadas, e a mais de 2000 consumidores portugueses. Serão ainda apresentadas um conjunto de boas práticas e instrumentos de avaliação e promoção de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.

A participação é gratuita mas requere inscrição prévia.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip