LIGNA 2017 chega em maio

De 22 a 26 de maio de 2017, a Ligna irá ser o palco da oferta de maquinaria para os processos de transformação da madeira. Mais de 1.500 expositores de 45 países, assim como visitantes de 90 nações vão-se encontrar no recinto de feiras de Hannover.

ligna

Da esquerda para a direita: Dennis Bieselt, chefe da Secção de Máquinas para o Trabalho da Madeira na VDMA, Stephanie Wagner, diretora do projeto Ligna, e Christian Guarin, diretor comercial e de marketing da Mele Servicios Feriales.]

O Agronegócios esteve na conferência de imprensa, que teve lugar em Madrid para apresentação do evento.

A Mele Servicios Feriales, representante da Deutsche Messe em Espanha, organizou uma conferência de imprensa em Madrid para anunciar as últimas novidades da Ligna 2017.

Dennis Bieselt, chefe da Secção de Máquinas para o Trabalho da Madeira na VDMA, ressaltou que a feira celebrará num contexto “fantástico” para o sector em geral e para o mercado alemão em particular, que espera repetir em 2017 um crescimento próximo dos 5% com o qual fechou 2016 (a produção alemã neste sector deverá atingir 3,1 mil milhões de Euros em 2017). As exportações alemãs ainda estão em nível alto, como reconheceu o chefe da VDMA. A Europa continuou a ser o principal destino destes produtos (58%), seguida pela Ásia (20%), América do Norte (11%) e América Latina (7%).

Dennis Bisele também apontou na conferência de imprensa que se há um conceito que vai marcar claramente a Ligna 2017 e que está a afetar diretamente a evolução do sector, é a “digitalização”, tanto de máquinas individuais como nas instalações. O objetivo é obter maior flexibilidade, otimizar custos, alcançar maior eficiência no uso de recursos, aproveitar as oportunidades oferecidas pelo BigData, alcançar maior interconectividade e avançar em aspetos-chave como a manutenção preditiva.

Stephanie Wagner, uma dos três diretores do projeto Ligna, destacou o crescente grau de internacionalização que a feira está a atingir, com 50% dos 1.500 expositores já provenientes de fora da Alemanha, e com 40% dos visitantes estrangeiros. “A Ligna confirma-se como a melhor feira para mostrar toda a cadeia de valor do setor”, afirmou.

Depois da Alemanha, os principais países que exibem na Ligna são, nesta ordem: Itália (28.000 m2), Áustria (9.000 m2), Espanha, Turquia, Dinamarca, China, Suécia, Holanda e Suíça.

Em termos de visitantes, segundo dados da última edição (2015), a Europa contribui com 71% dos participantes, a América com 12%, a Ásia com 11%, a Austrália com 4% e África com 2%.

Stephanie Wagner também destacou o sucesso da iniciativa da organização de reestruturar as áreas de exposição, com agrupamentos temáticos mais coerentes que facilitarão a visita de todos os participantes.

A diretora do projeto Ligna destacou ainda alguns dos principais temas desta edição (Fabricação interconectada-Indústria 4.0, processamento de plásticos e compósitos, acesso a recursos e tecnologia…), bem como a Deutsche Messe (A próxima edição terá lugar na Rússia de 19 a 22 de setembro de 2017) e a Magna ExpoMueblera (A próxima edição será realizada no México de 17 a 20 de janeiro de 2018).

Na conferência de imprensa também esteve presente Christian Guarin, diretor comercial e de marketing da Mele Servicios Feriales, que enfatizou a evolução satisfatória que se está a seguir a comercialização da Ligna 2017 entre empresas espanholas. Até 8 de fevereiro, 31 empresas espanholas já tinham confirmado a sua presença como expositoras, com uma área total de 3.126 m2.

Ver mais: www.ligna.de 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip