Leite: novo programa europeu de ajudas deverá ser apresentado em junho

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, está a preparar um novo programa de ajudas para o setor leiteiro, que deverá ser apresentado no próximo Conselho de Ministros no Luxemburgo, em junho de 2016.

leite

Este programa só deverá ser, no entanto, apresentado quando for feita uma avaliação mais correta das disponibilidades orçamentais de 2016.

Com este constrangimento orçamental, não parece que esta ajuda possa ser de grande montante, no entanto, começa a ser discutida a possibilidade de se recorrer ao fundo de crise da agricultura, que dispõe de mais de 440 milhões de euros.

A utilização deste fundo tem sido muito polémica, uma vez que, se tal for feito, as verbas retiradas serão compensadas por uma redução do montante das ajudas directas recebidas pelos agricultores.

Países como Portugal, a Croácia, a Lituânia, Malta e o Luxemburgo, estão favoráveis à utilização do fundo de crise, enquanto que, os “pesos pesados”, liderados pela Alemanha, se opõem terminantemente.

Contudo, esta discussão vai estar em cima da mesa no próximo Conselho de Ministros da Agricultura, pois existe uma grande pressão política, em Bruxelas, para que sejam implementadas medidas que estabilizem o mercado do leite.

Fonte: Agroinfo

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip