Leite: Irlanda corre risco de ser multada por exceder quotas

A Irlanda corre o risco de pagar uma multa de 69 milhões de euros por exceder a sua última quota de produção de leite da União Europeia (UE).

O Departamento de Agricultura, Alimentos e Mar da Irlanda disse esta semana que o país excedeu a sua quota de produção de leite neste último ano de produção em 4,34%.

Embora acima da quota, o valor de 4,34% citado representa «melhorias significativas na gestão da produção» desde outubro de 2014, quando a Irlanda teve um excedente sobre a quota de 7,15%.

«Embora este dado ainda seja apenas uma estimativa, parece que os produtores continuaram a fazer esforços substanciais nos últimos meses para administrar a sua oferta», disse o ministro da Agricultura, Simon Coveney.

«Infelizmente, entretanto, neste fim de ano o excesso de produção ainda representa uma multa de aproximadamente 69 milhões de euros», adiantou.

irlanda

A estimativa preliminar de produção na Irlanda é baseada nos retornos ao Departamento de Agricultura, Alimentos e Mar pelas cooperativas irlandesas.

Os dados da produção final só deverão ser conhecidos depois de agosto de 2015, disse Coveney.

Recorde-se que oito Estados-membros, incluindo a Irlanda, foram multados em outubro de 2014 por excederem suas quotas de produção de leite de 2013/2014.

A Irlanda, que ultrapassou a sua quota em 0,6%, teve de pagar mais de dez milhões de euros.

Os produtores dos Estados-membros da UE que excederem as suas quotas terão a opção de pagar as suas multas em três parcelas sem juros.

«Esta é a última multa que os produtores irlandeses pagarão. A facilidade dos produtores poderem pagar a multa em parcelas, como anunciado pelo Comissário Hogan, ajudará a lidar com o desafio de liquidez», vincou o ministro.

E concluiu: «o meu ministério está atualmente a finalizar a implementação dos detalhes e eu farei um anúncio sobre este assunto em breve».

Recorde-se que o fim das quotas na UE terminou a 31 de março de 2015.

Fonte: MilkPoint 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip